Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Repórteres Sem Fronteiras urgem Paris a pressionar a Turquia

 

Paris, 24 Jul (Inforpress) – O presidente da organização Repórteres Sem Fronteiras, Pierre Haski, disse hoje que a França deve pressionar a Turquia defendendo os jornalistas turcos que começam a ser julgados por terem criticado o presidente Recep Tayyip Erdogan.

“Quando vemos as posições tomadas por Angela Merkel, na Alemanha, podemos dizer que há uma margem para manifestar a reprovação da França, uma pressão que pode ser feita facilmente. É surpreendente a discrição das posições francesas sobre o assunto”, disse hoje Pierre Haski à France Inter referindo-se à repressão contra os jornalistas na Turquia.

De acordo com o presidente da organização, o processo judicial que começa hoje em Istambul é “emblemático de tudo o que se passa na Turquia, um país que se transformou na maior prisão de jornalistas do mundo”.

No total, 17 jornalistas, dirigentes e outros colaboradores do jornal turco Cumhuriyet, fundado em 1924, são acusados de envolvimento com “organizações terroristas armadas”.

Os réus estão sujeitos a uma pena de 43 anos de prisão.

A Turquia é “uma mistura entre uma democracia e uma ditadura”, acrescentou Pierre Haski.

Para os defensores dos direitos do homem, o processo é um reflexo da “erosão das liberdades” que se regista após a intentona de 15 de Julho de 2016 na Turquia.

Lusa/Inforpress/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos