Remo: Vandira Mendes participa no Campeonato do Mundo em Portugal

Cidade da Praia, 22 Set (Inforpress) – A atleta cabo-verdiana Vandira Mendes vai participar no Campeonato do Mundo de Remo de Mar, a acontecer de 24 de Setembro a 03 de Outubro em Oeiras, Portugal.

Em conversa com a Inforpress, a atleta, que viajou esta terça-feira, 21, para Portugal, informou que conseguiu a classificação depois de uma competição on-line (remo indoor), onde se posicionou entre os 12 primeiros de África, numa prova que contou com participação de mais de 500 remadoras.

Vandira Mendes, que é natural da Cidade da Praia,  avançou que esta participação é fruto também do sexto lugar conseguido nos Jogos Africanos de Praia, realizados em 2019, na ilha do Sal, pela Associação de Comité Olímpicos Nacionais Africanos (ACNOA),

“Depois disso participei com a selecção de Cabo Verde, também em 2019, no Regata de Tunísia, que era de qualificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio’2020”, acrescentou.

 Para a sua participação neste Mundial, Jandira Mendes disse que conta com o apoio do Comité Olímpico de Cabo Verde (COC) e uma empresa privada nacional, “que do nada, sem receber nada em troca,  decidiu me ajudar com alguns equipamentos.”

“Entramos em contacto com o Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ), até reunimos com o secretário, mas não recebemos nada. Têm conhecimento, mas até agora não tivemos nenhuma resposta”, denunciou.

Em relação aos treinos,  disse que apesar da pandemia nunca parou e que diariamente faz na praia de Gamboa 10 a 15 quilómetros, acompanhado sempre pelo treinador Luís Osório

Por isso, Jandira Mendes disse que Cabo Verde pode esperar um “bom resultado” nessa sua primeira participação no Campeonato do Mundo de Remo de Mar.

“Estou a trabalhar para  conseguir  um bom resultado e com certeza vou estar abraçada  sempre com a nossa bandeira”, prometeu a atleta, reivindicando, contudo, mais apoio do Governo para essa modalidade, que segundo ela, tem todas as condições para estar presente em todas as arenas internacionais.

O Campeonato do Mundo de Remo de Mar vai acontecer na Praia de Torres, em Oeiras, e contará com a presença de 1024 remadores de 34 países, divididos em duas distâncias.

A modalidade de sprint terá 500 metros, enquanto a prova de fundo será disputada na distância de 4.000 metros nas eliminatórias e 6.000 metros nas finais.

A competição vai contar com 16 remadores olímpicos, sendo seis medalhas, e vários campeões do mundo e da Europa.

OM/AA

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos