Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Reitora da Uni-CV destaca principais resultados do projecto EMPREAMAR CV

Cidade da Praia, 25 Mar (Inforpress) – A reitora da Uni-CV, Judite do Nascimento, destacou hoje alguns dos principais resultados do programa EMPREAMAR CV, apontando o reforço da pesquisa marinha em todas as áreas de actividades e a incubadora de empresas na Uni-CV como “grandes resultados”.

Judite do Nascimento discursava no seminário online Debate Empreendedorismo na Economia Azul em Cabo Verde, que acontece hoje e sexta-feira, 26, no âmbito do Programa EMPREAMAR Cabo Verde e conta com a participação de especialistas de Cabo Verde, da Espanha, de Portugal, do Brasil, do Gana, da África do Sul, da Bélgica e de Inglaterra.

Conforme adiantou, o projecto da EMPREAMAR-CV é o “maior” e o “mais impactante” programa de extensão universitária que a Uni-CV desenvolve em parceria com o campus do Mar com o financiamento da Cooperação Espanhola.

“Trata-se de um projecto que pretende melhorar as condições de vida das famílias que dependem do mar para sobreviver capacitando-as para empreenderem em actividades do sector das pescas e afins garantindo-lhes um rendimento e quebrando ciclo de pobreza em Cabo Verde que tende a agravar-se com a propagação do coronavírus”, elucidou esta responsável.

A reitora destacou ainda a relevância deste projecto, cujos seus efeitos são “indescritíveis” dada a sua dimensão e dado aos impactos multiplicadores já provocados e que continuarão a provocar em Cabo Verde.

Com este projecto, asseverou Judite do Nascimento, a Uni-CV, o Campus do Mar e os parceiros de Comitê Assessor e membros de Comité Técnico, contribuem para a melhoria da qualidade de vida dependentes da economia marítima através da implementação de soluções inovadoras baseadas na formação e na promoção de empreendimentos sustentáveis e rentáveis.

Bem como, continuou, gerar oportunidades de emprego para jovens e para mulheres no âmbito das estratégias da economia azul aproveitando os recursos marinhos mediante a promoção de empreendimento sustentável.

Ao apontar os principais resultados do programa, a reitora destacou como sendo o primeiro “grande” resultado da EMPREAMAR CV o reforço da pesquisa marinha em todas as áreas de actividades, beneficiando a Uni-CV e a Universidade Técnica do Atlântico que na altura era uma faculdade de Cabo Verde.

Apontou, igualmente, o reforço da oferta e qualidade de formação académica, o apoio à implementação do início do desenvolvimento produtivo, quarto resultado do apoio da universidade de VIGO e do Campus do Mar a capacitação avançada dos docentes investigadores da Uni-CV e do antigo INDP actual Instituto do Mar.

De igual modo, indicou, o apoio da Universidade de VIGO na implementação de um doutoramento “importante” em recursos marinhos que neste momento está a produzir os primeiros doutores, diversos workshops de transferências de conhecimento em empreendedorismo para os sectores ligados à economia azul.

“A construção de uma incubadora de empresas na Uni-CV que muito nos orgulha, porque na sua fase final de desenvolvimento já possui também uma incubadora digital, cuja plataforma está na fase final”, regozijou a responsável.

Por seu turno a embaixadora da Espanha em Cabo Verde, María Dolores Ríos Peset, congratulou-se por terem atingido todos os objectivos traçados, com um destaque especial à criação da incubadora de empresas na Uni-CV.

O projecto EMPREAMAR, reforçou, apoia a implementação de soluções inovadoras baseadas na formação e promoção de empreendedorismo sustentáveis e rentáveis que pretende ser uma referência na promoção do empreendedorismo com estratégia de promoção e desenvolvimento da economia azul em Cabo Verde.

TC/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos