Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Reitora da Uni-CV destaca importância do reforço da cooperação com Universidade de Turim

Cidade da Praia, 19 Nov (Inforpress) – A reitora da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), Judite Nascimento, destacou hoje a importância da assinatura do protocolo com a Universidade de Turim, salientando que esta parceria irá contribuir para a promoção do turismo sustentável.

Esta responsável fez estas afirmações em entrevista à Inforpress, à margem da cerimónia de assinatura do protocolo realizada hoje, no Campus da Uni-CV, tendo explicado que este acordo prevê a realização de acções de intercâmbios entre as duas universidades na promoção do turismo.

“Esta parceria é importante para a Uni-CV porque é mais uma instituição com quem iremos desenvolver um projecto de intercâmbio de professores, de estudantes, mas também do “staff”, portanto abriremos mais uma janela de oportunidades para que os membros da nossa comunidade académica possam fazer intercâmbio com outras universidades”, disse.

Através desta cooperação, acrescentou, será possível conhecer o sistema de ensino superior italiano e desenvolver projectos na área da sustentabilidade que são importantes para a Uni-CV, lembrando que a referida instituição, na sua política, defende a necessidade da promoção, conservação e sustentabilidade do ambiente e dos ecossistemas.

“É mais um projecto porque também permitirá reforçar a extensão universitária, portanto a nossa ideia é que com a Universidade de Turim e outros parceiros cabo-verdianos possamos vir a desenvolver projectos junto das comunidades que habitam em espaços que necessitam de alguma conservação e preservação do ambiente”, reforçou.

Por seu turno, a representante da Cátedra da Unesco em Desenvolvimento Sustentável e Gestão do Território da Universidade de Turim, Ana Gretchiz, salientou a importância desta parceria almejando que os resultados sejam profícuos nas áreas da formação e da pesquisa.

“No âmbito do projecto que estamos trabalhando de cooperação internacional, os estudantes poderão ser envolvidos no projecto para futuras colaborações no sentido da mobilidade de estudantes, de professores. O projecto é sobre o turismo sustentável que pode beneficiar comunidades rurais sobretudo nas áreas das montanhas”, afirmou.

O desejo da Universidade de Turim, segundo esta responsável, é de criar outras possibilidades para que a pesquisa possa ser desenvolvida e a cooperação com outras universidades internacionais possa ser melhorada.

O referido protocolo foi assinado no âmbito do projecto de “Apoio ao Micro Empreendedorismo Feminino Ambientalmente Sustentável no sector do Turismo Rural Visando a Resiliência dos Sectores Vulneráveis” implementado pelas ONG Organização da Mulheres de Cabo Verde (OMCV) e Persone Come Noi (PCN).

O evento contará com a presença dos representantes das ONG PCN e OMCV, da Cátedra da Unesco em Desenvolvimento Sustentável e Gestão do Território da Universidade de Turim, do Parque Natural dos Alpes Marítimos da Itália, da reitora da UNICV, do vice-reitor, os pró-reitores e o assessor para Relações Internacionais da UNICV.

CM/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos