Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Reitora da Uni-CV considera mestrado em Segurança Pública como um dos programas de “maior sucesso”

 

Cidade da Praia, 14 Jun (Inforpress) – A reitora da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), Judite Nascimento, considerou hoje o mestrado em Segurança Pública como um dos programas de “grande sucesso” da universidade e com um impacto “muito forte” na vida dos formados.

Judite Nascimento falava à imprensa à margem da cerimónia de lançamento de um conjunto de seis livros em versão e-book (livros electrónicos) em Segurança Pública, fruto de uma parceria entre a Uni-CV e a Universidade Federal do Pará (UFPA) do Brasil.

“Desenvolvemos duas edições do mestrado em segurança pública através de um edital de um programa financiado pela CAP, e como resultado temos esses volumes que compila artigos de professores e estudantes desse mestrado que é um dos programas de grande sucesso da universidade”, disse.

Segundo a reitora da Uni-CV, o mestrado em Segurança Pública trabalha várias componentes associadas ao tema e tem produzido resultados com uma taxa de sucesso “muito grande” espelhados nos livros apresentados hoje.

“Sãos resultados parciais dos trabalhos desenvolvidos e reforçado com a competência dos professores da Universidade Federal do Pará e particularmente do professor Marcelo que foi colaborador da Uni-CV”, frisou.

Neste âmbito, Judite Medina do Nascimento, manifestou o interesse de reforçar a cooperação com a sua congénere brasileira e desenvolver uma ligação muito mais forte a nível da investigação.

O vice-reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA) do Brasil, Gilmar Pereira da Silva, por seu lado, mostrou interesse em reforçar a cooperação já existente entre as duas universidades, particularmente na questão da experiencia cientifica ou em outros domínios no que respeita ao tema em causa.

Para o professor Marcelo Galvão, da Universidade Federal do Pará (UFPA), que coordenou o mestrado em Segurança Pública, os seis livros apresentados aos universitários retratam a temática da segurança, um sector muito importante tanto para Cabo Verde como para Brasil.

“Como a segurança pública é algo sistémico, logo há vários subsistemas sobre a segurança pública e que tem a ver com violência, tráfico de pessoas, drogas, criminalidade, gestão da polícia militar e gestão da inteligência na segurança pública”, disse, sublinhando, que a segurança pública tem muito em comum tanto no Brasil como em Cabo Verde.

As teses do mestrado, salienta, trás à tona uma preocupação nacional em ambos os países e que tem a ver com a inteligência da segurança pública.

Isso, explica, porque a polícia é uma instituição que tem o direito a usar a força e, porque Brasil e Cabo Verde, são estados democráticos de direito, a força de segurança actua dentro dos limites impostos pelo estado democrático do direito, mesmo sabendo que é preciso usar a inteligência para isso.

Ainda o professor, o mestrado em Segurança Pública enquadra-se na preocupação de gerar recursos humanos, altamente qualificados, para poderem agir aproveitando o máximo de inteligência de formação, pelo que o desafio é fazer com que as autoridades competentes tenham um conjunto de dados que possam usar no desenho de políticas públicas.

PC

Inforpress/Fim

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos