Regionalização: Grupo de Reflexão afirma que quanto maior for o consenso melhor será – GRRCV

Cidade da Praia, 24 Jan (Inforpress) – O Grupo de Reflexão para a Regionalização de Cabo Verde (GRRCV), sediado em São Vicente, afirmou hoje, em entrevista à Inforpress, que quando melhor for o consenso na lei de regionalização, melhor será para o país.

Reagindo à notícia do Governo, que pediu o adiamento da votação da lei sobre regionalização para trabalhar com os grupos parlamentares e com os deputados da UCID “uma solução boa”, o GRRCV disse que não vê nenhum inconveniente neste adiamento, em nome do consenso.

“É melhor. Quando houver maior consenso nacional, melhor será porque de maneira que a proposta estava, possivelmente poderia ser aprovada. Mas, sabemos que o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) tinha outras exigências e sabíamos que a União Cabo-Verdiana Independente e Democrática (UCID) falava na Regionalização política, portanto, teria que ser alterada a Constituição da República”, lembrou o líder do GRRCV Camilo Abu-Raya.

O responsável também não acredita que este adiamento da votação da proposta para finais de Fevereiro atrapalhe o processo e, consequentemente, as eleições que deverão acontecer já no próximo ano.

Segundo Camilo Abu-Raya, esta delonga é “benéfica e positiva” para se achar a melhor proposta, desde que ela seja aperfeiçoada e levada ao parlamento.

Em Outubro do ano passado, o GRRCV classificou de “histórica” a aprovação da proposta de lei que cria as regiões administrativas e regula o seu modo de eleição, as suas atribuições e organização, com 41 votos a favor, sendo 37 do Movimento para a Democracia (MpD-poder), dois do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV-oposição) e dois da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID-oposição).

Os votos favoráveis do maior partido da oposição surgiram dos deputados Odailson Bandeira e Filomena Vieira, ambos eleitos nas listas do PAICV pelos círculos eleitorais de Santo Antão e S. Vicente, respectivamente.

CD/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos