Redes Locais para o Turismo Sustentável e Inclusivo em Santo Antão serão apresentadas a 20 de Março

 

Porto Novo, 13 Mar (Inforpress) – O projecto das Redes Locais para o Turismo Sustentável e Inclusivo em Santo Antão (projecto RAIZES) vai ser apresentado em sessão pública, na cidade do Porto Novo, a 20 de Março, terça-feira.

Uma nota de imprensa divulgada hoje pelos responsáveis da iniciativa, indica que o rojecto RAÍZES teve início em Setembro de 2017 e terá a duração de três anos, tendo como objectivo geral “promover o turismo sustentável como factor de geração de rendimentos e melhoria das condições socioeconómicas na Ilha de Santo Antão”.

Segundo o documento , a ideia é “diversificar e qualificar a oferta turística com base no património e na capacitação das OSC na Ilha de Santo Antão”, bem como a criação de uma organização de gestão do destino turístico, a criação de atractivos turísticos tais como centros de interpretação, definição e sinalização de rotas e aplicação para dispositivos móveis”.

“A realização de acções de formação para associações, empresários, artesãos e profissionais (incluindo a criação de um doutoramento em turismo) e a realização de actividades de educação ambiental” são outras acções previstas no projecto.

O projecto RAIZES é promovido pela ADPM, em parceira com as associações 14 MAIS, Associação para o Desenvolvimento Integrado de Ribeira das Patas (ADIRP) e Dragoeiro, as Câmaras Municipais de Paul e Porto Novo e o Instituto Superior de Ciências Económicas e Empresariais (ISCEE), contando ainda como parceiros associados o CNAD, o IEFP, o Ministério de Agricultura e Ambiente, as Áreas Protegidas de Santo Antão, o Ministério da Economia e a Universidade do Algarve.

A Associação de Desenvolvimento do Património de Mértola (ADPM) é uma Organização Não Governamental (ONG) sediada em Mértola (Portugal), criada em 1980, desenvolvendo desde então uma estratégia de actuação centrada na capacitação das populações com quem trabalha e na promoção dos recursos endógenos.

A sessão pública de apresentação do projecto RAIZES deverá contar com a presença do chefe de Cooperação da União Europeia, José Roman Leon Lora, e decorrerá na sede do projecto, nas antigas instalações da Câmara Municipal de Porto Novo.

HF/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos