Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Rede Regional da Paz e Segurança das Mulheres promete apoio para a consolidação da rede nacional

Cidade da Praia, 26 Nov (Inforpress) – A presidente regional da Rede Paz e Segurança das Mulheres (REPSFECO), Diago Ndaye, manifestou hoje a disponibilidade da organização em ajudar Cabo Verde na efectivação da rede nacional, sobretudo, no sector da consolidação da paz e segurança.

A promessa foi feita durante uma sessão de trabalho, online, para troca de experiência entre a rede de Cabo Verde e da Guiné Bissau, no que respeita a manutenção e promoção da paz e segurança das mulheres e meninas em situações de conflito armado, e na realidade de Cabo Verde, nos conflitos de natureza económica, social, política e de género.

Em declarações à Inforpress, a vice-presidente da rede de Cabo Verde (REPSMECO-CV), Vicenta Fernandes, avançou que o facto de Cabo Verde ter sido o ultimo país da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) a aderir a rede, necessita de “beber” de algumas experiências de países com prática no trabalho evocado pela resolução 1325 das Nações Unidas.

“A Resolução 1325 prevê manutenção e promoção da paz e segurança das mulheres e meninas em situações de conflito armado e raptos. No nosso país não somos confrontados com esta situação, mas sim com situações de VBG, pelo que temos necessidade de aprender com a experiência de outros países, neste caso, a Guiné Bissau, para entendermos o que tem estado a fazer na mediação de conflitos”, disse.

Neste particular, realçou que a REPSMECO-CV quer entender melhor a criação de grupos de Paz para que possa estruturar e criar grupo de paz e de trabalho no país.

Além de beber da experiência de Guiné-Bissau nesta matéria, a REPSMECO-CV partilhou também no debate com Guiné-Bissau, tudo o que fez durante o ano em aderiu a rede, assim como o trabalho de advocacia que tem feito para dar a conhecer a rede.

PC/DR

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos