Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Rede Laço Branco defende mudança de comportamentos na construção e promoção de uma sociedade responsável e consciente

Cidade da Praia, 12 Out (Inforpress) – O secretário-geral da rede Laço Branco defendeu hoje uma maior consciencialização e mudança de comportamentos dos cabo-verdianos sobre a responsabilidade paterna na construção e promoção de uma sociedade mais “responsável e consciente”.

Em declarações à Inforpress, à margem da cerimónia de encerramento da Semana do Bebé 2018, realizado no liceu Manuel Lopes, na Cidade da Praia, Nelson Alves disse que a questão de paternidade no país suscita ainda muita reflexão e uma abordagem diferente de todos os actores da sociedade civil.

“A responsabilidade paterna na nossa sociedade é ainda uma questão que suscita muita reflexão sobre os comportamentos e atitudes com ênfase na educação que começa em casa, na família, onde uma criança do sexo masculino em fase de crescimento deve receber uma educação de uma forma partilhada e igual a menina”, disse, asseverando que através da educação será possível amenizar as consequências de uma paternidade irresponsável.

No seu entender, a paternidade irresponsável é um problema que está a afectar a sociedade cabo-verdiana, tendo neste sentido apelado ao forte engajamento dos parceiros e da sociedade civil na sensibilização cuidados com o desenvolvimento das crianças e na promoção dos direitos das mesmas.

“Os pais e encarregados de educação têm de ter em mente que a colheita de bons frutos e a construção de uma sociedade saudável, responsável e consciente depende da forma como educam os seus filhos que amanhã também serão pais”, salientou Nelson Alves, observando que a responsabilidade paterna é a principal definição do plano estratégico abraçada pela rede de Laço Branco através de uma campanha em curso desde de 2011.

Por seu turno, o sociólogo Henrique Varela advertiu que se não se investir na garantia da responsabilidade paterna hoje, amanhã será necessário o Estado investir na ampliação da cadeia de São Martinho, isto porque, ajuntou, é preciso desenvolver o sentido da responsabilidade e não a consequência dos actos.

“A paternidade, quando assumida, estamos a construir uma sociedade tranquila, harmoniosa e equilibrada porque ninguém fez requerimento que quer nascer, mas sim um homem e uma mulher que são responsáveis pelo nascimento de uma criança”, disse observando que a assunção da paternidade não tem que ser opção, mas sim obrigação dos pais e encarregados de educação.

A Semana do Bebé foi apadrinhada pela primeira-dama, Lígia Fonseca, que participou em várias actividades de mobilização social para incentivar os pais, munícipes e o Governo, a melhorarem a políticas em favor da primeira infância.

Ela promove discussão sobre os cuidados com o desenvolvimento dos bebes desde a gestação, avaliando os indicadores sociais, defendendo os direitos das gestantes e crianças, orientando e prestando assistência às famílias.

A iniciativa chegou a Cabo Verde através da empresa Cimpor, que é membro de uma Multinacional – IterCemente, no Brasil, que já desenvolve este projecto desde 2013.

A Cimpor criou uma rede de parceiros para dar corpo a este projecto em Cabo Verde, que engloba a primeira infância (0-6 anos) e a primeiríssima infância (0-3 anos), envolvendo parcerias do Ministério da Saúde, Ministério da Família e Inclusão Social, o Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA), associações que trabalham com crianças como Acrides, Acarinhar, Aldeias Infantis SOS, OMS e Unicef.

Este ano, a Semana de Bebé teve como lema “Todos juntos pela primeira infância” e o tema central foi a “Parental idade”.

A efeméride foi comemorada de 24 a 28 de Setembro pela rede em construção para a semana do bebé em Cabo Verde e outras instituições nacionais.

CM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos