Cidade da Praia, 24 Nov (Inforpress) – A rede de Provedores de Justiça da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), vai reunir-se no dia 10 de Dezembro, por videoconferência, para debater assuntos relacionados com a organização, actualmente presidida por Cabo Verde.
A informação foi avançada hoje pelo novo Provedor da Justiça, José Carlos Delgado, em conversa com os jornalistas à saída de um encontro com o Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca.
Um encontro, segundo José Carlos Delgado, que foi também oportunidade para convidar o Chefe de Estado a visitar instalações da Provedoria da República, visita que deverá acontecer no início do próximo ano.
O recém-empossado Provedor da Justiça disse ter encontrado no Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, um bom aliado para levar avante a Provedoria da Justiça, uma instituição que dá voz aos cidadãos.
“Como sabem, o senhor Presidente da República, antes de assumir a presidência, escreveu muito sobre a Provedoria da Justiça e sua importância e sobre o Tribunal Constitucional. Ele defendeu muito a criação dessas duas organizações. Ele continua a defender a importância dessas organizações e encontrei nele muita abertura para apoiar a provedoria”, disse.
Outro assunto conversado com o Jorge Carlos Fonseca tem a ver com o alargamento das acções da Provedoria da Justiça à sociedade civil.
Neste particular, José Carlos Delgado disse ter já feito um primeiro contacto com o presidente da Plataforma das Organizações Não Governamentais (ONG), no sentido de delinearem estratégias para essa cooperação.
“No fundo o que se quer é ajudar a resolver os problemas dos cidadãos e vamos criar canais para que as pessoas cheguem até nós”, sustentou.
Esta segunda-feira José Carlos Delgado que tomou posse no dia 16 de Novembro manteve um encontro com o presidente da Assembleia Nacional onde apresentou as estratégias da organização para melhorar a comunicação com os cidadãos.
MJB/DR
Inforpress/Fim