Rede Brasileira disponível para ajudar o Banco de Leite do HUAN a ser uma referência de qualidade

Cidade da Praia, 09 Set (Inforpress) – A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano está disponível para ajudar o Banco de Leite do Hospital Agostinho Neto (HUAN) a ser uma referência de qualidade a nível do país e da África.

Essa disponibilidade foi manifestada pela médica pediatra e representante da rede, Miriam Santos, hoje, na cidade da Praia, no quadro de uma monitorização que a missão brasileira que se encontra em Cabo Verde realiza hoje ao Banco de Leite do hospital central da Praia.

Miriam Santos que participou no processo de implementação do primeiro banco de leite, em funcionamento há 11 anos, disse que é bom ver como é que ao longo desse tempo o banco foi crescendo e melhorando a sua prestação.

“Hoje a gente veio com o objectivo de monitorar e fortalecer as acções aqui no Banco do Leite e Hospital Agostinho Neto e trabalhar para ser uma referência do país. A gente quer parabenizar o trabalho desses 11 anos em prol da amamentação e alimentação desses bebés que necessitam”, disse.

“E o Brasil está disponível sempre para melhorar, ampliar os nossos conhecimentos, os conhecimentos dos técnicos cabo-verdianos para que a gente consiga cada vez mais responder a essa necessidade de melhorar a qualidade de vida da nossa população”, disse.

A representante da rede destaca que a amamentação e o uso do leite humano têm um efeito benéfico no futuro, porque, explicou, acaba por diminuir as doenças crónicas como a diabetes, a hipertensão, a obesidade e o colesterol alto.

“Para nós Cabo Verde é um orgulho. Tem o primeiro banco de leite de África e é o primeiro país da África que tem uma segunda unidade de banco de leite. A gente tem muito orgulho de fazer parte dessa história que está sendo construída aqui no país e que tem de ser exemplo para o mundo”, sublinhou.

A médica Miriam Santos adiantou que ao longo dos anos o Banco de Leite de Cabo Verde tem mantido todos os princípios para garantir a segurança do processo e do leite que é oferecido aos bebés.

A missão brasileira veio a Cabo Verde ajudar o país a colocar em funcionamento o segundo Banco de Leite no Hospital Baptista de Sousa, no Mindelo, que foi inaugurado no dia 01 de Setembro, fazer o treinamento dos técnicos e reforçar as capacidades do Banco de Leite do HUAN.

A coordenadora do Programa de Nutrição e Escolas Promotoras da Saúde, Irina Spencer, destacou todo o apoio que o Brasil tem dado a Cabo Verde nesse processo de implementação dos Bancos de Leite e ter um produto de qualidade.

O Banco de Leite, segundo Irina Spencer, afigura-se, sobretudo, como um “centro de apoio” a todas as mães, tanto internadas, como as com recém-nascido em casa, sendo que “75 por cento” dos seus objectivos é trabalhar na promoção, protecção e apoio ao aleitamento materno.

MJB/ZS

Inforpress/fim

 

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos