Recrutas da terceira incorporação de 2020 juram bandeira na terceira região militar e vão ingressar o curso de fuzileiros

Cidade da Praia, 10 Jan (Inforpress) – Um total de 49 recrutas da terceira incorporação de 2020, fizeram hoje o juramento de bandeira na terceira região militar das Forças Armadas, na Cidade da Praia, e vão ingressar no curso de fuzileiros.

A cerimónia foi presidida pelo comandante do comando de pessoal, Arlindo Lima, que destacou a importância desse acto no cumprimento do serviço militar obrigatório.

“O acto de juramento de fidelidade à Bandeira Nacional é uma das cerimónias mais importantes para as Forças Armadas e para esses soldados recém-jurados que doravante passam a fazer parte da nossa família militar. Ao ratificar o juramento de fidelidade perante a Bandeira Nacional assumem um compromisso perante a pátria, de a servir e engrandecê-la de forma incondicional”, realçou.

Arlindo Lima, que discursou em representação do Chefe de Estado Maior das Forças Armadas, Anildo Morais, que se encontra em São Vicente em missão de serviço, frisou que servir a pátria não é uma profissão e nem é um modo de vida.

“É uma expressão de homem livre e de ser altruísta. É uma missão que todos, sem excepção, são chamados a cumprir”, disse, acrescentando que a principal  finalidade do serviço militar é a defesa da pátria, através de acções coordenadas de todas as energias, forças morais e materiais da nação face a qualquer forma de ameaça ou agressão.

A finalidade, explicou, é garantir de modo permanente a unidade, a soberania e a integridade territorial  e a independência nacionais, a liberdade e segurança da sua população, bem como o ordenamento constitucional democraticamente estabelecido.

Arlindo Lima realçou ainda que as Forças Armadas são uma verdadeira escola de formação de cidadãos e de patriotas e exortou os soldados recém-jurados a cultivarem o civismo, o sentimento de amor à pátria, respeito mútuo e tolerância.

Durante cinco semanas os 49 recrutas receberam a preparação específica para a formação dos fuzileiros, tendo sido ministrados ainda diversos módulos nomeadamente armamento e tiro, educação física militar, educação moral e civil militar, infantaria de combate, operações terrestres, ordem unida, saúde, higiene e socorrismo e topografia.

No sábado, 09, um outro grupo de 134 recrutas também pertencentes à 3ª incorporação de 2020 fizeram juramento de bandeira no Centro de Instrução Militar do Morro Branco, em São Vicente.

MJB/HF

Inforpress/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos