Receber o 34º seminário de Secretários-gerais da ACNOA é um acontecimento histórico e sem precedente – ministro

 

Santa Maria, 12 Out (Inforpress) – O ministro do Desporto Fernando Elísio afirmou hoje na ilha do Sal que receber no país o 34º seminário de secretários-gerais da Associação de Comités Nacionais Olímpicos Africanos (ACNOA), é um acontecimento histórico e sem precedente.

Fernando Elísio falava na cerimónia de abertura do 34º seminário de Secretários-gerais da Associação de Comités Nacionais Olímpicos Africanos, a que presidiu, realizado pela primeira vez no país.

O evento com vista à preparação do acolhimento dos primeiros jogos Olímpicos Africanos de Praia a acontecer daqui a dois anos no Sal, em 2019, pretende dar directrizes a estes membros sobre a Agenda 2020 do Comité Olímpico Internacional, participando nestas discussões 54 secretários-gerais e convidados dos Comités Olímpicos de toda a região africana, totalizando um grupo de cem delegados.

“O Governo aplaudiu a escolha de Cabo Verde e do COC para acolher e organizar, entre vários outros países elegíveis, a 34ª edição do seminário de secretários-gerais dos Comités Olímpicos de África. Da mesma forma apreciamos, positivamente, a confiança dos países que votaram a favor de Cabo Verde e da ACNOA – ANOC para que hoje estivéssemos aqui juntos, lado a lado, neste acto”, manifestou o governante.

Na sua alocução Fernando Elísio renovou que a visão do Governo cabo-verdiano para o desporto como factor de desenvolvimento do país, passa pela promoção de organização de eventos desportivos internacionais, valorizando as suas potencialidades dentro da cadeia de valor do turismo, contribuindo para a criação de mais riqueza nacional.

“Queremos organizar os melhores jogos de sempre. Temos ambição e temos capacidade. O que se está a pretender é a excelência. Levar em linha de conta de que se trata de primeiros Jogos Africanos de Praia, ou seja, uma primeira vez. Não há exemplos antecedentes. Por isso, é nossa responsabilidade ser claro e transparentes na tarefa de cada um dos envolvidos e minimizar os riscos”, acautelou o titular da pasta do Desporto, também ministro da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares.

“Estamos empenhados em organizar os primeiros Jogos Africanos de Praia em Cabo Verde, sendo certo que a abertura do Governo e do ministério que lidero é francamente total. Cabo Verde está de portas abertas”, concluiu Fernando Elísio.

SC/FP

Inforpress/Fim

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos