Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Recapitalização do Novo Banco evitaria medida de resolução por parte do BCV – diz Emanuel Gomes, ex-PCE

 

Cidade da Praia, 01 Ago (Inforpress) – O ex-presidente da Comissão Executiva do Novo Banco (NB), Emanuel Gomes disse hoje, na Cidade da Praia, que a recapitalização do Novo Banco evitaria a medida de resolução desta instituição financeira por parte do Banco de Cabo Verde (BCV).

“Sem a recapitalização do banco, como se previa no plano de recuperação, ficaria difícil o funcionamento do Novo Banco porque não estava a cumprir os rácios prudenciais”, disse Emanuel Gomes em declarações à imprensa no final da audição da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre o Novo Banco.

Em termos de actividades o NB estava a funcionar. O problema é que não estava a cumprir com os rácios prudenciais. E para o cumprimento dos rácios prudenciais os accionistas teriam que entrar com os fundos para que o banco continuasse a funcionar.

A recapitalização do Novo Banco era uma das exigências do BCV aos accionistas que segundo um comunicado do (Banco Central) não estariam na disposição de aumentar o capital do banco, disse Emanuel Gomes à Inforpress.

Sobre a manifestação de interesse por parte de um parceiro estratégico na recapitalização do Novo Banco, Emanuel Gomes, que exerceu o cargo de PCE no Novo Banco em 2016 confirmou, mas disse que foi apenas uma intenção.

Disse, entretanto, que a Comissão Executiva do Novo Banco comunicou o Ministério das Finanças sobre manifestação de interesse de um parceiro estratégico na recapitalização da instituição em apreço.

JL/FP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos