Cidade da Praia, 07 Nov (Inforpress) – O ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, disse hoje na Cidade da Praia, que os Jogos Escolares são uma opção estratégica para o desporto cabo-verdiano.
Fernando Elísio Freire fez essa afirmação numa vista ao Estádio Nacional, no inicio das provas e competições escolares na Cidade da Praia, que arrancaram hoje e decorrem até o dia 22 de Novembro, sendo que as provas acontecem também na zona de Salineiro, no concelho da Ribeira Grande de Santiago.
De acordo com o ministro, essas competições que acontecem no âmbito do processo de implementação do Centro de Alto Rendimento, em coordenação com os Jogos Escolares, contam com o apoio de dois técnicos cubanos.
“O objetivo é conseguir os melhores para que no futuro tenhamos bons atletas em todas as modalidades, tanto a nível individual como colectivo”, apontou o ministro, sublinhando a aposta do Governo no desporto escolar.
Para o governante, o atletismo, prova que aconteceu no Estádio Nacional, é “modalidade piloto” para as provas de alto rendimento, sendo que por isso, o Governo vai pedir o certificado internacional para que o recinto organize provas a nível da sub-região africana.
A XIX edição dos Jogos Escolares iniciaram no passado sábado, 04, e prolongam-se até o dia 18 deste mês, nas modalidades de andebol, futebol e basquetebol em sub-12, em masculino e feminino.
Os Jogos Escolares deste ano vão realizar-se sob o lema “Criança, Desporto e Ética” e estima-se a participação de mais 10 mil alunos, em representação de 22 escolas do Ensino Básico Integrado (EBI) do Concelho da Praia.
Os Jogos foram concebidos com a finalidade de criar desde a tenra idade o gosto pela prática do desporto.
OM/CP
Inforpress/Fim