Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

RDCongo exige 3,6 mil milhões de euros pela invasão feita pelo Uganda em 1998

Haia, 20 Abr (Inforpress) – A República Democrática do Congo (RDCongo) reclamou hoje no Tribunal Internacional de Justiça mais de 3,6 mil milhões de euros ao Uganda pelos massacres e danos materiais entre 1998 e 2003, quando invadiu o país vizinho.

“A RDCongo teve de começar praticamente do zero depois da invasão armada do Uganda”, argumentou o representante do país no Tribunal Internacional de Justiça (TIJ), Paul-Crispin Kahkozi, na sessão de hoje, na qual vincou que “os danos foram de uma magnitude incomensurável”.

Na intervenção, a advogada representante da RDCongo, Muriel Ubéda-Saillard, apresentou uma longa lista dos danos diretamente sofridos pela população congolesa em termos de “vidas humanas perdidas, torturas, violações, recrutamento de crianças-soldado e deslocação forçada da população”.

A verba pedida pela RDCongo ao Uganda será destinada a um fundo “para as vítimas e os seus beneficiários receberem ajuda de reabilitação e para a reconstrução da sociedade congolesa”.

O TIJ decretou em 2005 que na Segunda Guerra do Congo “a intervenção militar ilegal do Uganda foi de tal magnitude e duração” que as Nações Unidas a consideraram “uma grave violação da proibição do uso da força”.

Os juízes concordaram então que os soldados e oficiais do Exército do Uganda estiveram envolvidos no saque e exploração dos recursos naturais da RDCongo, mas não encontraram provas suficientes para concluir que se tratava de uma política governamental decretada por Kampala, a sede do Uganda.

Da mesma forma, os magistrados determinaram que a RDCongo violou a Convenção de Viena devido aos ataques que a embaixada do Uganda sofreu em Kinshasa durante a guerra.

Inforpress/Lusa

Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos