Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Ramiro Naka é destaque da 3ª edição da “Fête de la Musique”

Cidade da Praia, 22 Jun (Inforpress) – O artista Bissau-guineense Ramiro Naka é o destaque da 3ª edição da “Fête de la Musique”, que acontece hoje na Praça Luís de Camões, no Platô, promovido pelo Instituto de Língua Francesa (ILF) da Universidade de Cabo Verde.

No show, Ramiro Naka apresentará músicas do seu CD “Les Mots Français”, lançado em 2017.

Referindo-se como “Afro-latino”, tal como considera os seus patrícios, Naka explora a riqueza cultural do mundo musical, casando os ritmos africanos com o fado, o samba, a salsa e a rumba.

O artista, que nasceu na província de Sonaco, canta em três idiomas (Francês, Crioulo e Português).  É uma das referências do estilo Gumbé, género musical ao qual deu um lugar de destaque na cena internacional.

Naka foi cabeça de cartaz de Etnomusic, em Valência (Espanha) e dos “Rostros de la Francofonia Março-Junho de 2017” organizado pelo Instituto Francês de Valência.

A “Fête de la Musique”, organizada em parceria com a Embaixada da França, contará ainda com actuações de novos talentos da Uni-CV, incluindo os estudantes da Casa da Música, do grupo coral do Liceu da Achada Grande, do grupo coral da Aldeia SOS de São Domingos e da apresentação instrumental da dupla Ivan Medina e Paulo Bango.

Em nota, o Gabinete de Comunicação e Imagem da Uni-CV diz que a “Fête de la Musique”, lançado em França em 1982, é um grande evento popular que permite a todos os músicos expressarem-se e serem conhecidos.

“O princípio deste festival é que é gratuito e aberto a todos os estilos de música sem ‘nenhuma hierarquia de géneros e práticas’ e a todos aqueles que desejam participar”, refere a nota, que realça ainda que este evento promove a visibilidade e o acesso às práticas artísticas e culturais.

Em 2016 mais de 120 países em todo o mundo participaram no Festival da Música.

CD/ZS

Inforpress/Fim

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos