Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

“Raízes e símbolos da independência” é uma ponte entre a história cabo-verdiana e a nova geração – autora

Cidade da Praia, 10 Jul, (Inforpress) – A escritora Zita Cardoso afirmou hoje, que o livro “Raízes e símbolos da independência” é uma ponte entre a história da República de Cabo Verde e a nova geração de jovens residentes no país e na diáspora.

Em declarações à Inforpress, à margem da cerimónia de apresentação da referida obra, que aconteceu esta terça-feira, na Biblioteca Nacional, a escritora asseverou que pretende com esta obra, dar a conhecer e divulgar a República de Cabo Verde, a um vasto público com raízes cabo-verdianas.

Conforme explicou, a obra é a continuidade de uma viagem nas ilhas afortunadas da Macaronésia e uma aventura na cidadania democrática e na cultura universal de Cabo Verde.

“Este livro é uma obra que vem no âmbito dos estudos que tenho feito sobre as regiões ultraperiféricas, nomeadamente, as lusófonas. É um livro patriótico que pretende dar a conhecer e divulgar a República de Cabo Verde e destina-se às escolas, instituições nacionais e internacionais”, disse.

Considerando o livro como uma “obra fácil de entender”, Zita Cardoso acrescentou, por outro lado, que a sua publicação se enquadra nas comemorações do 43º aniversário de Cabo Verde e que homenageia os heróis nacionais.

As páginas do “Raízes e símbolos da independência”, de acordo com a autora, contém informações administrativas sobre a Constituição da República, dados sobre a história nacional, um pequeno historial de cada uma das ilhas.

Posteriormente será apresentado em diferentes países do globo, nomeadamente, Brasil, Estados Unidos da América, Lisboa e Holanda.

Maria Zita Saldanha Vieira Cardoso é licenciada em História pela Universidade Clássica de Lisboa e mestre em Gestão de Turismo e Educação pela Universidade de Bourrnemouth, Inglaterra.

Foi a fundadora da Associação de Escritores da Madeira, onde exerceu o cargo de presidente professora, escritora e colunista.

Zita Cardoso é autora de mais de 18 livros nas áreas mais variadas, designadamente, a educação, etnografia, turismo, história, educação cívica e política.

Desempenhou vários cargos de presidência na vida social, cultural e económica da Madeira.

CM/FP

Inforpress/Fim.

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos