RACMS promove conversa aberta sobre importância de espaços públicos nos bairros

Cidade da Praia, 31 Out (Inforpress) – A Rede das Associações Comunitárias e Movimentos Sociais da Praia, promoveu hoje, em vários bairros da capital, uma conversa aberta sobre “a importância dos espaços públicos nos bairros”, visando consciencializar os moradores sobre o direito à cidade.

O evento que acontece sob o lema “valorizando nos bairu na nos sidadi (valorizando o nosso bairro na nossa cidade)” visa comemorar o Dia Mundial das Cidades, assinalado hoje, 31 de Outubro.

Em declarações à Inforpress, a representante da Associação Comunitária de Achada Eugénio Lima, Ricardina da Veiga, disse que a ideia é reflectir sobre a importância dos espaços públicos nos bairros e defendeu que é preciso dar vez e voz aos moradores, tendo em conta que são eles que sabem e conhecem, realmente, quais são as necessidades da comunidade.

“Não temos um espaço nosso, mas temos de lutar para termos espaços públicos dentro da nossa comunidade onde nós, os moradores, possamos participar e dar sugestões sobre as nossas prioridades e, realmente, o que precisamos”, mencionou.

A representante adiantou que neste momento o bairro de Eugénio Lima carece de um centro comunitário, de um posto de saúde, de espaços recreativos para idosos e espaços para a juventude.

Entretanto, assegurou que a associação está a trabalhar para apresentar uma proposta e projecto que vai ser socializado com a comunidade local sobre as prioridades do bairro, realçando que a ideia é ter um espaço comum que sirva a associação e toda a comunidade em geral.

O evento decorre nos bairros da Calabaceira, Eugénio Lima, Alto Safende, Alto da Gloria, Fontom, Kelem, São Paulo, Achada Grande Frente e Achada Grande Trás.

A Rede das Associações Comunitárias e Movimentos Sociais da cidade da Praia foi criada no âmbito da covid-19 e reúne 32 organizações formais e informais que actuam directamente nas comunidades e que desde o início da pandemia têm estado a intervir activamente nas comunidades.

AV/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos