Quinze estudantes do Básico e Secundário disputam esta sexta-feira a grande final do Concurso Nacional de Leitura (c/áudio)

Cidade da Praia, 08 Jun (Inforpress)- Os quinze estudantes selecionados da primeira edição do Concurso Nacional de Leitura, lançado em Janeiro, pelo Plano Nacional de Leitura de Cabo Verde, vão disputar esta sexta-feira, no

Auditório Nacional, na Praia, à grande final do concurso.

Trata-se de um concurso que promove o desenvolvimento de competências de leitura, escrita e de comunicação, que visa estimular o gosto pela leitura, melhorar a fluência e a compreensão dos leitores, bem como o domínio da língua portuguesa.

Dirigido aos alunos do ensino básico (1. ° e 2. ° ciclos) e do ensino secundário, de participação livre, inscreveram-se para esta primeira edição 211 escolas de todo o país e mais de cinco mil alunos.

Nesta quinta-feira, os estudantes selecionados visitaram o Auditório Nacional, espaço que vai acolher a final da primeira edição do concurso lançado em Janeiro, no âmbito do Plano Nacional de Leitura.

Segundo avançou à Inforpress a presidente da Biblioteca Nacional de Cabo Verde, Matilde Santos, chegaram ao final 15 estudantes, tendo realçado a grande adesão de inscritos que ultrapassou todas as expectativas.

“Porque isto mostra, de certa forma, que as crianças, também os pais, a família, as escolas têm interesse, porque estamos a falar de um concurso de participação livre, os alunos são incentivados e motivados a participarem”, argumentou.

Salientou ainda a forte participação, sobretudo, dos municípios em que as próprias bibliotecas municipais se envolveram. A ideia, informou, é que todos os anos a final venha a passar por todas as ilhas.

A grande final acontece esta sexta-feira, das 10 às 16:30, no Auditório Nacional, sendo que cada um dos finalistas vai ter cinco minutos para ler um trecho do livro fazendo com que os outros possam despertar interesse pela leitura do mesmo.

“Teremos nove vencedores, três do primeiro ciclo, três do segundo e três do secundário. Então desses quinze vão sair nove vencedores”, explicou, acrescentando que haverá prémios apetecíveis, mas que só vão ser revelados no final do evento.

O concurso desenrola-se em três fases, sendo a fase de escola, a fase municipal e a fase nacional, ao longo das quais, os candidatos prestam provas de verificação de conhecimentos sobre as obras lidas.

ET/JMV
Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos