Quatro distritos de Santiago concorrem à final da I edição do concurso Nacional de Ordem Unida

 

Cidade da Praia, 28 Set (Inforpress) – Quatro distritos da ilha de Santiago vão participar no domingo, 01 de Outubro, na final da primeira edição do Concurso Nacional de Ordem Unida (marcha militar mais evoluída), promovido pelo Clube Desbravador da Associação das Igrejas Adventistas do Sétimo.

Em declarações à Inforpress, o director nacional do clube, Lenine Mendes, explicou que este evento que acontece no pavilhão desportivo Vavá Duarte, na Cidade da Praia, visa ensinar as crianças a terem disciplina, controlo e apreenderem a marchar.

“A Ordem Unida tem como objetivo proporcionar aos desbravadores e às unidades os meios de se apresentarem e se deslocarem em perfeita ordem, em todas as circunstâncias, desenvolver o sentimento de coesão e os reflexos de obediência que são factores preponderantes”, disse, acrescentado que a ideia é de construir uma verdadeira escola de disciplina nos juvenis e adolescentes e permitir que o clube apareça em público, de forma “elegante e ordeira”.

Na primeira fase, o evento que é realizado no âmbito da comemoração do dia Mundial dos Desbravadores, assinalado a 16 de Setembro, contou com a participação de nove clubes e mais de 100 crianças e adolescentes dos 10 a 15 anos de idade da ilha de Santiago.

No domingo, vão participar na final quatro distritos, Praia Norte e Sul, Santa Cruz e Santa Catarina, com mais de 50 crianças e adolescentes.

Durante o concurso, os concorrentes vão ser avaliados pelo critério de postura, sincronia dos movimentos, criatividade no movimento, grito de guerra e uniforme apresentado, indicou o coordenador do evento.

Após o apuramento regional em todas as ilhas do arquipélago, o clube irá realizar o concurso a nível nacional para continuar a preparar as crianças para o seu desenvolvimento físico, espiritual e mental.

Segundo indicou Lenine Mendes, o objectivo dos desbravadores é preparar qualquer criança para encarrar desafios futuros, ou seja, ensinar-lhes a prestar os primeiros socorros, combater a droga e o alcoolismo, saber cozinhar, apoiar a comunidade em casos de necessidade, entre outros.

O Clube de Desbravadores está presente em mais de 160 países, com mais de 80.000 clubes e quase dois milhões de participantes.

Em Cabo Verde são mais de 900 membros e o clube existe oficialmente desde 1950, como um programa oficial da Igreja Adventista do 7º Dia.

AM/FP

Inforpress/Fim

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos