Quatro alunos representam Cabo Verde nas sétimas Olimpíadas de Matemática da CPLP em Portugal

 

Cidade da Praia, 09 Jul (Inforpress) – Quatro alunos do 11º e 12º anos de escolaridade representam Cabo Verde na sétima edição das Olimpíadas de Matemática da CPLP a ter lugar de 23 a 29 de Julho no Porto, Portugal.

Pablo Veiga e Tiago Rocha Silveira Pires, da Escola Miraflores (Santiago), Jordy Silva, do Liceu Domingos Ramos (Santiago), e André Ramalho, da Escola Industrial e Comercial do Mindelo, são os representantes do arquipélago.

Esses alunos do terceiro ciclo tiveram melhores qualificações durante as olimpíadas nacionais, cuja final aconteceu na semana passada.

Jordy Silva e Pablo Veiga participam nas olimpíadas da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) pela segunda vez, depois de em Setembro do ano passado terem conquistado medalhas de bronze.

Para a presidente da comissão de provas das Olimpíadas de Matemática em Cabo Verde, Natália Furtado, que vai integrar a delegação cabo-verdiana, esta é mais uma valia para Cabo Verde, já que esses alunos já têm experiência.

“É uma experiência que ajuda muito porque eles já da outra vez trabalharam com alunos de outros países, nomeadamente Portugal e Brasil. Foi uma espécie de preparação para a final da CPLP e este ano já vão espiritualmente, psicologicamente e até cientificamente melhor preparados”, prevê a professora.

Natália Furtado salientou que Olimpíadas de Matemática têm tido um “papel importante” na motivação dos alunos e dos professores no processo do ensino e aprendizagem da disciplina de Matemática e na melhoria dos resultados, em todos os níveis do ensino secundário.

“Quando os alunos conseguem resolver os problemas que nós propomos nas olimpíadas significa que eles pensam. E é isto que interessa na Matemática: ensinar os alunos a pensar, raciocinar correctamente e tirar conclusões verdadeiras”, sublinhou.

As Olimpíadas de Matemática da CPLP tornaram-se num encontro competitivo entre jovens estudantes de países de língua portuguesa.

Têm por finalidade, também, a melhoria da qualidade do ensino, fomentar o estudo da matemática nos países lusófonos e a criação de uma oportunidade para a troca de experiências educacionais nacionais.

A primeira edição das Olimpíadas de Matemática da CPLP teve lugar em 2011, em Coimbra, a segunda realizou-se em 2012 em Salvador (Bahia, Brasil) e a terceira em 2013, em Moçambique. A quarta edição ocorreu em Luanda (Angola) em 2014 e a quinta em Cabo Verde, em 2015.

Na quarta edição, Cabo Verde levou para casa as medalhas de prata e bronze, e na quinta edição, o arquipélago, que foi o anfitrião da prova, conquistou as medalhas de prata e bronze nesta competição com fins educativos. E na última, no Brasil, ganhou medalhas de bronze.

MJB/CP

Inforpress/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos