Quaresma: Paróquia Imaculada Conceição propõe jejum, oração e esmolas para renovação espiritual

Cidade da Praia, 20 Fev (Inforpress) – A Paróquia Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria em Achadinha, Cidade da Praia, propôs hoje as famílias a viverem o tempo da Quaresma respeitando o jejum, a oração e esmolas, três “pilares essenciais” para a vida cristã.

Em declarações à Inforpress à margem da Iª Conferência Quaresmal, que acontece sobre o lema “Família Igreja Doméstica”, no salão paroquial do Bairro Craveiro Lopes, o conferencista padre Samuel Costa, falou do tema “A Espiritualidade Quaresmal na Família e em Família – Orientações Práticas”, e deixou mensagens de “renovação e esperança”.

Tratando-se da Quaresma de um tempo de preparação para a Páscoa, o padre Samuel Costa considerou normal apresentar às famílias os três pilares espirituais e ajudá-los a compreender a viver estes aspectos na família.

“Através da oração o cristão intensifica a sua relação com Deus, com jejum consegue dominar vícios interiores e com esmolas ajuda quem mais precisa”, afirmou, sublinhando por outro lado, que com estas orientações as pessoas poderão ajudar “uns aos outros”.

Por este motivo, apelou aos cristãos, na mensagem quaresmal, a viver essa época com “espírito penitencial” em busca da “renovação” para uma Páscoa renovada.

Para o pároco da Paróquia Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria, padre Alexandre Lopes, o desafio da época é, também, viver em família respeitando os pilares basilares da igreja, mas também buscando a conversão, ou seja, mudança de vida e de renovação em procura de novos caminhos, particularmente a da paz.

Na sua mensagem, o padre Alexandre Lopes, lembrou também a necessidade de “regressar a relações renovadas”, com “misericórdia e reconciliação”, capaz de “reatar e renovar o relacionamento uns com os outros”.

Para além deste tema, a paróquia da Achadinha vai também abordar, nas próximas semanas, assuntos que realçam a “Violência no contexto familiar”, “A figura de São José no contexto familiar”, “A mulher na sagrada escritura e na família” e “Família de Nazaré, modelo de santidade e de família unida, diante das dificuldades”.

O tempo da Quaresma é o período do ano litúrgico que antecede a Páscoa cristã, sendo celebrado por algumas igrejas cristãs, entre as quais a Católica, a Ortodoxa, a Anglicana e a Luterana.

Em diversas denominações cristãs, o Ciclo Pascal compreende três tempos: preparação, celebração e prolongamento. A Quaresma insere-se no período de preparação.

Os serviços religiosos nesse tempo intentam a preparação da comunidade de fiéis para a celebração da festa pascal, que comemora a ressurreição e a vitória de Cristo depois dos seus sofrimentos e morte, conforme narrados nos Evangelhos.

PC/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos