Quarenta e oito escolas de 20 municípios serão beneficiadas com Bolsa de Acesso à Cultura – ministro

 

Cidade da Praia, 31 Ago (Inforpress) – O ministro da Cultura e das Indústrias Criativas anunciou hoje, na Cidade da Praia, que 48 escolas de 20 municípios do país serão beneficiadas com Bolsa de Acesso à Cultura no valor de 1000 a 2500 escudos por aluno.

Ao todo são 1105 alunos beneficiados pelo primeiro pacote desta bolsa, disse Abraão Vicente, explicando que dos 22 municípios, o da Boa Vista teve alguma dificuldade em se inscrever no programa e que recebeu a candidatura de 72 escolas particulares, associações e Organizações Não Governamentais de cariz artístico-cultural nas áreas de design, artes plásticas, dança, fotografia, música e linguagem corporal.

“Brevemente será divulgada a lista de escolas e iniciativas culturais que vão ter acesso ao financiamento através da Bolsa de Acesso à Cultura, sendo que temos três escolas de educação especial que vão receber um montante um pouco mais elevado em relação às outras escolas”, explicou.

De acordo com o ministro, até ao final desta legislatura, a Bolsa de Acesso à Cultura vai continuar e para o próximo ano já existe verba. “É um programa que veio para ficar”, enfatizou Abrão Vicente, convicto de que em três anos e meio Cabo Verde terá uma “ninhada” de aprendizes, artistas e pessoas com vontade de fazer arte.

“Vamos apostar em tudo que é arte, por exemplo, há uma escola que ensina a fazer pano de terra, ligada à cerâmica, à música, dramaturgia, ou seja, todas as áreas disponíveis, criando mercado, porque muitas iniciativas vão ser implementadas através desta bolsa, nomeadamente escolas de teatro criadas de raiz pelo grupo teatral Juventude em Marcha”, indicou.

A Bolsa de Acesso à Cultura tem por objectivo garantir que a população com menos recursos não fique excluída da “fruição da arte” e também dar a sustentabilidade às pequenas iniciativas nas escolas de ensino artístico, financiando as propinas dos alunos que são de famílias com baixa renda, para frequência de aulas de iniciação artística, designadamente nas áreas de design, artes plásticas, dança, fotografia, música e linguagem corporal.

DR/FP

Inforopress/Fim

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos