Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Qualificação ao Afrobasket: “2021 é um ano de grande sucesso do desporto cabo-verdiano” – ministro (c/áudio)

Cidade da Praia, 09 Jul. (Inforpress) – O Governo enalteceu hoje a qualificação da selecção de basquetebol masculina ao Afrobasket’2021, considerou 2021 um ano de “grande sucesso” para o desporto cabo-verdiano e admitiu a necessidade de se continuar a investir nesta actividade.

O ministro da Juventude e Desporto, Carlos Monteiro, disse que este investimento passa, tanto no capítulo competitivo como nos ganhos sociais e da saúde, referindo  “que o desporto traz ganhos para todos os países”, alertando para o esforço que o País terá de fazer, também para garantir no aspecto financeiro/logístico destas participações no campeonato de África.

Disse ser preciso parabenizar o esforço organizativo das federações e dos seus dirigentes, mas sobretudo o esforço dos atletas pela “obtenção destes resultados em ano de sucesso”, ainda que insista na realização de debates sobre o quadro competitivo interno.

Isto como forma de dar sustentabilidade, organizativa e financeira, aos resultados alcançados a nível de selecções.

É nesta óptica, explicitou Carlos Monteiro, que se está a trabalhar um quadro “muito claro de financiamento do desporto cabo-verdiano, enquanto calcanhar de Aquiles”, o que, atestou, exige um trabalho a nível do Governo, das empresas privadas, e na melhoria do quadro da Lei de Mecenato para que seja mais atractiva ao financiamento.  

“Nós temos estado alinhado e em articulação com todas as federações”, sublinhou Carlos Monteiro, recordando que o Governo esteve com a selecção de andebol no campeonato de África de andebol feminino e que no verão vai estar com o basquetebol feminino e masculino, assim como a selecção de futebol masculina no CAN em Janeiro de 2022.

Monteiro garantiu que o executivo está consciente e que fará o seu papel para assegurar a participação destas participações e que os atletas assim como dirigentes “já sabem disto”.

A título de exemplo, recordou que o executivo teve “um papel fundamental” para a participação da selecção de andebol no Campeonato de África, para a qualificação das selecções de basquetebol e que vai estar ao lado das federações e dos atletas, sobretudo, para garantir as condições necessárias à uma participação digna de Cabo Verde.

A selecção masculina de basquetebol garantiu esta quinta-feira a qualificação “automática” para a fase final do Afrobasket’2021, prova a ser disputada de 24 de Agosto a 5 de Setembro em Kigali (Ruanda).

SR/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos