Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Qualidade de qualquer parlamento é medida também em função da qualidade dos seus técnicos – Jorge Santos

Cidade da Praia, 19 Mar (Inforpress) – O presidente da Assembleia Nacional, Jorge Santos, afirmou hoje, na Cidade da Praia, que a qualidade de qualquer parlamento é medida também em função da qualidade dos seus prestadores, colaboradores e técnicos.

Jorge Santos, que falava à imprensa após a assinatura de um programa de cooperação entre a Assembleia Nacional de Cabo Verde (ANCV) e a Assembleia da República de Portugal (AR), disse ainda ser importante uma “robustez técnica” parlamentar.

Aliás, disse Jorge Santos, o programa ora assinado prevê, “justamente”, um aperfeiçoamento a nível da produção legislativa de todas as técnicas legislativas, mas também da comunicação, porque, segundo defendeu, a comunicação nos dias de hoje é algo “fundamental” no exercício parlamentar.

“Portugal tem uma grande experiência, principalmente no que diz respeito ao poder fiscalizador da Assembleia da República”, referiu Jorge Santos, apontando para o nível dos inquéritos parlamentares que são feitos naquele país e para toda a comunicação e visibilidade que os mesmos têm.

Cabo Verde também, disse, vai numa “acção forte” de fiscalização, principalmente com muitas comissões de inquérito parlamentar.

“Agora vamos dar posse já nos próximos dias a uma nova Comissão Parlamentar de Inquérito sobre a questão da Concessão dos Transportes Marítimos, entre outras matérias”, exemplificou.

O programa assinado hoje entre a secretária-geral da Assembleia Nacional de Cabo Verde, Marlene Dias, o seu homólogo da Assembleia da República de Portugal, Albino Azevedo Soares, visa atingir resultados como o aumento da capacidade de resposta dos serviços nos instrumentos a disponibilizar aos deputados da ANCV, aumento da capacidade profissional dos funcionários da casa parlamentar cabo-verdiana no desempenho das suas funções e aprofundamento do relacionamento institucional com outros órgãos da soberania e o público em geral.

GSF/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos