Publicações: Carla Carvalho lança na Praia “Os Donos da Terra. As Donas da Terra. Ou… As Terras de Ninguém”

Cidade da Praia, 10 Dez (Inforpress) – A professora e pesquisadora da Uni-CV Carla Carvalho apresentou hoje ao público a obra “Os Donos da Terra. As Donas da Terra. Ou… As Terras de Ninguém”, uma investigação sobre questões agrárias, género e desenvolvimento.

Em declarações à imprensa, horas antes da apresentação do livro ao público praiense, na sede da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), Carla Carvalho afirmou que no livro, resultado da sua tese de doutoramento, tentou analisar e compreender as lógicas sociais e culturais que estavam por detrás das desigualdades de género no acesso à terra, mas também no controlo e gestão de acesso à terra para agricultura.

A obra, que retrata o acesso, a posse e a gestão das terras agrícolas na ilha de Santiago, em particular nas comunidades de Charco e Boaventura, foca, segundo a autora, nas problemáticas de género, destacando desigualdades e desfasamentos entre homens e mulheres perante estas questões.

“Uma das conclusões a que cheguei na pesquisa é que de facto, tanto os agregados familiares chefiados por homem ou mulheres, a propriedade da terra não é efectiva. Porém, a situação de desigualdade nas mulheres é maior em elação aos homens, quanto ao acesso, recursos e insumos para a prática agrícola”, disse.

Perante esta constatação, Carla Carvalho recomenda o Governo a pensar em políticas públicas de desenvolvimento que contribuam para minimizar a diferença e desigualdade entre mulheres e homens.

Embora considere que os sucessivos Governos tenham vindo a investir na política de igualdade e na distribuição de terras, a investigadora afirma ter constatado que as mulheres, por serem mais pobres e por terem menos acessos ao recurso financeiros para a prática agrícola, acabaram por ficar em situação de desigualdade.

Neste caso, sublinha, mais do que ter acesso à terra é preciso que se crie outras condições e recursos financeiros para que as mulheres possam evoluir e competir em pé de igualdade.

Além das suas funções actuais na Uni-CV, a autora trabalha como consultora e realiza pesquisas, principalmente com foco na área de Sociologia e nos seguintes temas: Cabo
Verde, mulheres rurais, desenvolvimento, questões agrárias, questões de género.

Carla Carvalho é doutorada em Estudos de Desenvolvimento pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (2019), mestre em Ciências Sociais pela Universidade de Cabo Verde (2009), e graduada em Sociologia pela Universidade Jean
Piaget de Cabo Verde (2005).

PC/JMV
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos