Cidade da Praia 30 Jun (Inforpress) – O psicólogo Nilson Gonçalves destacou as vantagens que as Redes Sociais proporcionam aos seus utilizadores, tendo, no entanto, alertado que o seu uso indevido causa impactos negativos na vida dos mesmos.
Nilson Gonçalves fez estas declarações à Inforpress, a propósito do Dia Mundial das Redes Sociais que se assinala a 30 de Junho, tendo realçado que a efeméride serve de reflexão e sensibilização para o uso correcto e equilibrado das plataformas digitais.
“Essa data serve para sensibilizar e consciencializar as pessoas da importância das plataformas digitais e por outro lado também sobre a má utilização e as suas consequências, sobretudo nas camadas infantil, adolescente e juvenil que é um dos público-alvo que podem ser muito afectados com a má utilização das redes sociais”, declarou.
Para o psicólogo, é preciso que as pessoas estejam atentas no que se refere aos conteúdos que têm consumido e partilhado, salientando que em Cabo Verde as Redes Sociais tiveram, por um lado, um efeito positivo, mas que existem vulnerabilidades.
“Em Cabo Verde as redes tiveram um efeito positivo, houve uma maior aproximação e interação entre as pessoas, a rapidez proporcionou uma certa autonomia, mas por outro lado, temos as vulnerabilidades, e tendo em conta que Cabo Verde é um país pequeno, não há um controlo do acesso às ferramentas digitais e isso causa vulnerabilidades, e há facilidade da desinformação”, referiu.
Considerou que a utilização das redes sociais tem sido banalizada a certo ponto em Cabo Verde isto porque, justificou, não há controlo sobretudo dos pais das crianças e adolescentes sobre a forma como os filhos têm utilizado as Redes Sociais e os conteúdos não sao filtrados.
Ainda segundo este responsável, a má utilização das Redes Sociais poderá levar ao isolamento social, sedentarismo, diminuição do rendimento escolar, dificuldades em estabelecer relações e em casos mais graves, quando está instalada a dependência, poderá surgir doenças mentais.
“Existem consequências a nível da saúde visual, a nível cognitivo porque pode desenvolver um pensamento critico ou não, a pessoa também fica afectada, pode isolar-se do meio social, elimina o diálogo presencial, não leva a ansiedade e a depressão, mas o isolamento pode levar a solidão, e com isso a pessoa pode desenvolver quadros assintomáticos e ter a tendência para gerar as doenças mentais”, apontou, recomendando um equilíbrio na utilização das Redes Sociais.
As Redes Sociais e o seu impacto na saúde emocional e social das pessoas tem sido tema de discussão e preocupação.
O Dia Mundial das Redes Sociais assinala-se a 30 de Junho.
A data foi criada pelo site Mashable em 2010, como uma forma de reconhecer a revolução digital que fez dos media um ambiente social, celebrando-se anualmente a 30 de Junho desde então.
O dia é comemorado com a organização de encontros informais de pessoas de todo o mundo por meios tecnológicos ou presencialmente.
Alguns eventos são transmitidos online em direto e são abertos a todos, para tornar a data verdadeiramente social.
O destaque dos encontros vai para a partilha de conhecimentos sobre as áreas transversais às redes sociais e sobre as especificidades destas.
CM/JMV
Inforpress/Fim.