PSD exorta Governo a primar por uma educação cristã, intelectual para formação de consciência

 

Cidade da Praia, 16 Nov (Inforpress) – O presidente do Partido Social Democrático (PSD), João Além, instou hoje o Governo a primar por uma educação mais cristã e intelectual para uma formação de consciência e não educação apenas no aspecto físico.

O líder dos sociais-democratas fez esse apelo numa conferência de imprensa, na Cidade da Praia, onde lembrou a responsabilidade de cada um para uma educação responsável, visto que “o aluno de hoje é o professor de amanhã”.

A educação, segundo João Além, tem de ser orientada para o “bem, o belo e a verdade” e não para a “mentira, discriminação e preconceito” por constituírem maus hábitos e costumes prejudicais à vida humana.

“Os alunos do 12º ano têm certificado, mas não ficam sabendo o quê e o porquê das coisas. São enfim, alunos sem a devida preparação, que não têm memória do que estudam para terem conhecimento e transferirem a sua aplicação para a prática”, afirmou.

Neste âmbito, João Além apelou ao término, de vez, em Cabo Verde, com a cultura do “apedeutismo intelectual”, indicado que tal só será possível se houver “mudança no sistema educativo nacional” que tem por finalidade “dividir, empobrecer e escravizar cidadãos”.

Perante estas constatações, o PSD é de opinião que este modelo de sistema, “de manter ignorantes os cidadãos”, não beneficiará o país, uma vez que as selvagerias nas escolas e ruas prevalecerão e a indisciplina e falta de respeito será a “sombra negra” a acompanhar os cabo-verdianos.

PC/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos