Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Próximos Encontros do BAD são em Junho de 2019 em Malabo – Guiné Equatorial

Busan, Coreia do Sul, 25 Mai (Inforpress) – O ministro das Finanças da Guiné Equatorial disse hoje que a próxima reunião do conselho de governadores do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) vai decorrer em Malabo, provavelmente em Junho de 2019.

Em declarações à Lusa antes do final dos Encontros Anuais do BAD, que terminaram hoje em Busan, na Coreia do Sul, Lucas Abaga Nchama vincou que a Guiné Equatorial é “um país pequeno, mas que sabe organizar grandes eventos” e convidou todos os empresários a deslocarem-se à capital equato-guineense no próximo ano.

“Estas assembleias em Malabo terão lugar provavelmente em Junho de 2019 e queremos convidar todos os empresários e homens e mulheres de negócios para que venham visitar um país que não conhecem, porque há muitas oportunidades para as empresas”, disse o antigo governador do banco central.

“A Guiné Equatorial é um país que oferece paz, sem crispação política, é um sítio onde se pode fazer negócios”, disse o governante em espanhol, nas respostas às perguntas feitas em português.

Questionado sobre o tema da industrialização, o foco deste Encontro em Busan, Lucas Abaga Nchama disse que foi uma escolha sensata: “A industrialização foi um tema sensato; tivemos a sorte de ser um país com petróleo, e programámos a nossa economia para numa primeira fase realizar as infra-estruturas, e quase as terminámos”, disse o governante.

“Temos agora de avançar para não ficar à margem da quarta revolução industrial em curso, e esta conferência foi muito proveitosa porque estamos precisamente na fase de diversificação da economia para ampliar as fontes de crescimento e para lançar as bases de uma industrialização até 2030”, concluiu o ministro das Finanças.

O tema do próximo ainda não está escolhido, sendo resultado de uma decisão do BAD e do país anfitrião.

A reunião dos governadores do BAD decorreu até hoje na Coreia do Sul, com o tema oficial ‘Acelerando a Industrialização de África’, e decorre num contexto de crescimento fraco no continente e de dívida pública excessiva.

Os Encontros Anuais são uma das maiores reuniões económicas sobre o continente africano, juntando chefes de Estado, accionistas de referência no sector público e privado, governadores dos 80 bancos centrais que são accionistas do BAD e académicos e parceiros para o desenvolvimento.

Lusa/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos