Protecção Civil e Bombeiros destacam importância do Encontro Técnico da Rede Temática da UCCLA

Assomada, 27 Out (Inforpress) – O director da Protecção Civil e Bombeiros da Praia, Celestino Afonso, afirmou sexta-feira, que os encontros técnicos da Rede Temática da UCCLA têm tido “ganhos importantes” na formação dos agentes dos diferentes municípios da ilha de Santiago.

“O encontro decorreu muito bem e os agentes saíram mais esclarecidos e com melhores conhecimentos que nos vão permitir ter um melhor serviço de Protecção Civil e Bombeiros”, disse Celestino Afonso, na cerimónia de encerramento do VII Encontro Técnico da Rede Temática Protecção Civil de Cidades UCCLA, que decorreu na cidade de Assomada, Santa Catarina.

Segundo ele, os temas abordados durante os três dias de formação vão ao encontro daquilo que consideram essencial para o cabal desenvolvimento das actividades dos serviços de Protecção Civil e Bombeiros dos municípios da ilha de Santiago.

“Protecção Civil em Cabo Verde e na região Norte da ilha de Santiago”, “Riscos costeiros e sistema de aviso e alerta de Tsunami”, “Sistemas de evacuações de pessoas em ocorrências: inundações, ondulações e queda de rochas”, “O fenómeno erosivo e as habitações nas encostas e proximidades das ribeiras”, “Cheias e inundações” e “Planeamento, gestão de risco e emergência”, “Incêndios Florestais: prevenção, comunicação, coordenação e ataque inicial” e “Desencarceramento e técnicas de primeiros socorros”, foram os temas abordados.

Entretanto, o dia de hoje será dedicado a visita guiada às localidades de Rincão (Baixo Lá), Ribeira dos Engenhos, Banana Semedo, Parque Natural de Serra Malagueta, exposição de meios e recursos dos Serviços da Protecção Civil e Bombeiros da Região Norte da ilha de Santiago e ainda desfile de viaturas e simulacros (desencarceramento e outros).

Intervieram ainda no acto, o coordenador da Rede, Renato Costa, que deu nota positiva ao encontro, que, “contribuiu para o enriquecimento e acumulação de conhecimento dos formandos” e o presidente da câmara, José Alves Fernandes, que considerou a acção de formação a “prova da consolidação das cidades da UCCLA”.

“Essa partilha, solidariedade e cooperação entre as cidades da UCCLA faz com que ultrapassemos as dificuldades e estejamos cada vez mais em melhores condições de prestar serviços de qualidade para os nossos munícipes, cidadãos e aqueles que efectivamente precisam da nossa ajuda”, enfatizou o autarca.

À semelhança de Santa Catarina, a ilha de Santo Antão recebe, também, durante três dias (29 a 31) acções de formação e visitas ao terreno, visando a valorização e capacitação dos operacionais da Protecção Civil.

“Ordenamento e gestão florestal”, “incêndios florestais: prevenção, comunicação, coordenação e ataque inicial”, “cheias e inundações e movimento de vertente (queda de rochas)” e “sistema integrado de operações, protecção e socorro (SIOPS)” são os temas propostos para a formação, que decorrerá no concelho da Ribeira Grande.

“Ordenamento e gestão florestal” (29) e “Incêndios florestais: prevenção, comunicação, coordenação e ataque inicial”, “Cheias e inundações e movimento de vertente (Queda de Rochas)” e “Sistema Integrado de Operações, Protecção e Socorro (SIOPS)” (30), são os temas que vão estar em discussão durante os dois primeiros dias.

Já o dia 31 e último dia do Encontro Técnico será dedicado a uma visita guiada de campo/estudo ao perímetro florestal do Planalto Leste.

FM/CP
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos