Projecto “Thilissa” que reúne cinco vozes femininas de culturas diferentes apresentado na Praia

Cidade da Praia, 16 Nov (Inforpress) – O projecto “Thilissa” que reúne cinco vozes femininas de culturas diferentes, Argélia, Brasil e Cabo Verde, vai ser apresentado na Praia esta sexta-feira, 18, com o objectivo de compartilhar a força da mulher, promovendo uma verdadeira “mistura cultural”.

Durante uma semana em residência artística, a mentora do projecto, a argelina Syna Awel reuniu-se com as cabo-verdianas Suzete Ramos, Ineida Moniz, e brasileiras Thayane Silva e Betinha Leão, e o resultado será um momento musical apresentado no Palácio da Cultura Ildo Lobo a partir das 20:00.

Conforme explicou Syna Awel, o projecto consiste em compartilhar sua cultura, bem como a força da mulher africana, tendo revelado que aprendeu a cantar escutando a música tradicional berbere.

“Eu comecei a cantar música tradicional berbere porque foi assim que aprendi a cantar escutando a música de berbere quando ainda criança. E eu tenho certeza que nós somos crianças do mundo, então queria mostrar diferentes mulheres e culturas diferentes, incluindo uma força de mulheres de culturas diferentes no mesmo projecto”, sintetizou frisando que daí nasceu “Thilissa”.

Com sonoridades predefinidas, propõe serem cantadas só por mulheres, onde uma mescla de percussões brasileiras, cabo-verdianas e berberes se funde com as canções de sua nativa Kabylie.

Syna Awel espera apenas que o espetáculo venha trazer “mais alegria” para o público e este pode contar, segundo a mesma, com um momento “feliz e de muito amor”.

A cantora é apaixonada pela sua cultura de origem. Assim partilha-a, procurando outras culturas, para promover uma verdadeira mistura cultural.

TC/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos