Projecto “Reciclagem Solidária” oferece contentores aos parceiros da recolha de lixos plásticos para reciclagem

Cidade da Praia, 06 Jun (Inforpress) – A Fundação Donana, em parceria com a Caboplast, no âmbito da campanha “Reciclagem Solidária”, efectuou hoje a entrega de contentores às escolas e associações que participaram na recolha de cerca de três toneladas de plástico para reciclagem.

O evento, que contou com a participação das associações pertencentes à Rede das Associações Parceiras da Fundação Donana (RAPFUD) e das escolas associadas à Rede das Escolas Parceiras da Fundação para a Formação em Educação para a Cidadania (REPFEC), foi patrocinado pela Caboplast, empresa que irá reciclar os plásticos recolhidos.

“Com este projecto estamos a colaborar para diminuir o lixo plástico que se produz na Praia, cerca de 13 mil quilos por dia, o que contribuirá para um impacto positivo para a cidade e o ambiente”, disse a presidente da Fundação Donana, Ana Maria Almada.

Ainda segundo Ana Maria Almada, com este projecto a Fundação está, sobretudo, a contribuir para a educação ambiental e desenvolvimento sustentável, cumprindo assim os Objectivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados com a protecção do meio ambiente e para uma maior consciencialização das crianças, bem como a necessidade da prática da política dos três R (Reciclar, Reduzir e Reaproveitar).

O objectivo, segundo explicou, é contribuir para a mudança de atitudes e comportamentos de todos em relação ao meio ambiente.

Para o representante da Caboplast, Chady Hojeige, o projecto “Reciclagem Solidária” destaca também a componente solidária, já que os plásticos recolhidos e entregues revertem em doação de cestas básicas.

“O projecto de reciclagem na Caboplast existe desde 2013, mas agora com graças a Fundação Donana estamos a conseguir envolver a comunidade e as escolas na recolha de lixos plásticos”, acrescentou, sublinhando que com isso está-se a educar as pessoas pela importância da recolha dos plásticos no meio ambiente.

Na ocasião, falaram também os representantes das escolas e a das associações parceiras, que realçaram a importância deste gesto para a educação para a cidadania.

“A escola Portuguesa ensina os alunos desde bem cedo sobre a importância da recolha do plástico para o meio ambiente e temos feito este trabalho sucessivamente”, disse Francisco Gonçalves.

Arcângela da Moura, que falou em nome das associações, agradeceu a iniciativa e apelou aos praienses a terem mais cuidado com o lixo plástico, que segundo disse, está um pouco por todas as ruas da capital a voar ao som do vento e consumido pelos animais.

A Fundação Donana tem trabalhado com o objectivo de aumentar a recolha de materiais recicláveis, cumprindo assim as metas estabelecidas pelos ODS e para uma melhor educação para a cidadania.

PC/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos