Projectos Pharm Go, PassaFree e Trans APP vencem a II edição do Concurso Inovação da CVMóvel

 

Cidade da Praia, 13 Out (Inforpress) – Os projectos Pharm Go, PassaFree e Trans APP são os vencedores da II edição do Concurso Inovação da CVMóvel, destinado aos estudantes e empresários na área de tecnologias de informação e comunicação.

No âmbito deste concurso foram apresentados 33 projectos de jovens da Cidade da Praia e de São Vicente, entretanto, apenas 14 foram selecionados e, hoje, foram conhecidos os três vencedores durante uma cerimónia presidida pela ministra da Educação, Maritza Rosabal, no auditório da Escola de Negócios e Governação, na Cidade da Praia.

O projecto Pharm Go ficou em primeiro lugar e levou um cheque de 500 mil escudos, seguido de PassaFree com 160 mil escudos e Trans APP conquistou o terceiro lugar e leva um cheque no valor de 100 mil escudos.

Pharm Go, segundo o seu mentor Gidião Rocha, é um aplicativo móvel que vai permitir às pessoas através de um clique, saber que farmácia está de serviço, que medicamentos estão disponíveis e o seu preço.

Para além de informações dos produtos e da farmácia, as pessoas podem acompanhar a fila de atendimento e os farmacêuticos podem fazer “login” no seu trabalho, como introduzir novos produtos, alterar algum produto ou fazer actualização”, disse.

Gidião Rocha, que não acreditava que a sua ideia seria um dos vencedores, disse que agora o passo seguinte, é novamente apresentar esta proposta para as farmácias do país e em seguida com o apoio financeiro de 500 mil escudos e a incubação da sua ideia pôr este aplicativo disponível no mercado.

Durante o acto de entrega dos prémios, o presidente do conselho de administração da CVTelecom, José Luís Livramento, disse ter ficado “satisfeito” com a adesão dos jovens a esta iniciativa, facto que, considerou, demostra que a juventude está engajada em abraçar iniciativas como esta.

Por sua vez, a ministra da Educação, Maritza Rosabal, deixou um desafio de modificarem as práticas no processo de ensino aprendizagem, começando a utilizar as tecnologias de informação e comunicação em busca de conhecimento, desde o ensino básico até o secundário.

AM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos