Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Projecto Empreamar CV tem contribuído para qualidade de vida das famílias cabo-verdianas – reitora Uni-CV

Cidade da Praia, 07 Jul (Inforpress) – A reitora da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) considerou hoje que o projecto Empreamar Cabo Verde tem contribuído directa e indirectamente para a qualidade de vida das famílias que desenvolvem actividades ligadas ao mar e a economia marítima.

A constatação foi feita por Judite Nascimento, esta manhã, na Praia, durante a cerimónia de encerramento da 2ª edição do programa Empreamar Cabo Verde e do lançamento da plataforma de incubação online que decorreu através da plataforma zoom e presencial no auditório da Escola de Negócios e Governação da Uni-CV.

Iniciado em 2016, o Empreamar CV é um programa de empreendedorismo virado para o sector marítimo que visa a inovação para o desenvolvimento sustentável das comunidades costeiras de Cabo Verde por forma a contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas que dependem da economia marítima através da implementação de soluções inovadoras.

O projecto, segundo a reitora, conseguiu gerar oportunidades de emprego para jovens mulheres e homens no âmbito da estratégia de crescimento azul de aproveitamento e uso racional dos recursos marítimos mediante a promoção de empreendimento sustentáveis e viáveis.

A mesma permitiu também a melhoria da cadeia de valor da pesca por via da transformação de produtos pesqueiros da sua distribuição e comercialização, através de actividades alternativas como o turismo e outros serviços ligados ao mar, sempre como foco principal na sustentabilidade.

Por outro lado, vai ser possível criar empresas num sector de grande potencial, mas essencialmente de grande vulnerabilidade como o sector da pesca artesanal em Cabo Verde, mas valorizando o capital feminino e contribuindo para o empoderamento das mulheres jovens, e sobretudo das famílias cabo-verdianas.

Revelou que indirectamente o programa poderá criar uma cadeia de efeitos multiplicadores positivos contribuindo para a dinamização da economia das comunidades costeiras valorizando todo o cluster e provocando uma melhoria significante nas condições de vida das comunidades beneficiárias directa ou indirectamente.

A reitora destacou ainda o reforço da pesquisa na área marítima e em todas as áreas relacionadas com este sector, reforço da oferta e qualidade da formação académica pela universidade de Cabo Verde e Universidade de Vigo, o apoio na implementação de iniciativas de desenvolvimento produtivo e realização de vários workshops de transferência de conhecimento ligados a esta temática.

Financiado pela Embaixada de Espanha em Cabo Verde, através de financiamento e apoio técnico e institucional, o projecto conta com a parceria da Uni-CV, Instituto Nacional Desenvolvimento de Pescas e Campus do Mar e outros parceiros.

AV/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos