Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Projecto de resolução sobre acordo de mobilidade da CPLP recebe consenso de todos os Estados-membros

Cidade da Praia, 09 Dez (Inforpress) – O Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) aprovou hoje o projecto de resolução sobre acordo de mobilidade da CPLP, com votos favoráveis de todos os Estados-membros.

A informação foi avançada à imprensa pelo ministro dos Negócios Estrangeiros e das Comunidades, Luís Felipe Tavares, no final da XXV reunião do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), por videoconferência, sob o tema “Reafirmação da cooperação na CPLP no contexto da pandemia da covid-19.

Depois de anos de negociações, desde de 2018, com o início da presidência de Cabo Verde na CPLP, sublinhou, conseguiram hoje um consenso, graças a aquilo que considerou ser um “excelente trabalho da diplomacia cabo-verdiana”.

“Há um consenso entre os nove estados-membros em relação à proposta de Cabo Verde e já é um passo significativo. Demos um grande passo e contribuímos para a afirmação da cidadania na CPLP e isso é o que as populações estavam à espera (…) e cumprimos aquilo que nós prometemos as populações”, assegurou.

Segundo o ministro, a elaboração deste documento não foi fácil, pois tinham que escolher bem os interesses dos nove estados-membros, mas no final conseguiram este consenso.

Para o diplomata, este é um “grande ganho” para Cabo Verde, cuja presidência na CPLP termina em 2021, e para a comunidade, pois é um projecto que vai facilitar a circulação de pessoas e bens, no quadro dos nove estados-membros da CPLP.

“Estamos hoje muito satisfeitos porque temos um documento consensual. Isto é extremamente importante e vai merecer a confiança dos chefes de Estado e do Governo e o documento será aprovado em Luanda”, disse, acentuando que este acordo levou em consideração o compromisso de todos os Estados-membros.

O projecto final do acordo da mobilidade na CPLP, que se encontra em fase final de redacção, será aprovado na Cimeira dos Chefes de Estado e do Governo da CPLP, previsto para 17 de Julho de 2021, em Luanda (Angola).

Durante a  XXV reunião foi aprovado  ainda os projectos de resolução sobre a cooperação na CPLP em situações de emergências, projectos de resolução sobre acordo Sede e a concessão da categoria de Observador consultivo da CPLP.

Foi ainda aprovado os orçamentos do Secretariado Executivo da CPLP e do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP),  sediado em Cabo Verde, bem como a recondução, para o biénio 2021/2022, do mandato do director deste instituto, o guineense Incanha Intumbo.

AM/AA

Inforpress/Fim

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos