Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Projecto de jovens de Santo Antão quer criar impacto na economia do Paul durante a Páscoa

Mindelo, 22 Mar (Inforpress) – A empresa Sei Entretaiment quer projectar o concelho do Paul, em Santo Antão, a nível nacional e internacional, durante a época de Páscoa, com um programa de actividades capaz de criar “impacto substancial” na economia local.

A afirmação é do membro da empresa Kelidir Gonçalves, que denomina o projecto de “Séb é Páscoa ne Paul” (a melhor Páscoa é no Paul, em português) apresentado hoje, em São Vicente.

Ao justificar o projecto, Gonçalves referiu que Paul constituir um destino “com potencialidade para desenvolver o turismo doméstico e internacional”, como”alternativa de desenvolvimento local”, ao mesmo tempo que deseja que as comemorações da Páscoa no Paul sejam “património turístico cultural”.

“Queremos ser capazes de produzir um destino turístico integrado, capaz de suportar a carga que tal atracção possa provocar no futuro”, declarou a mesma fonte, ou seja, ajuntou, desenvolver todas as actividades humanas relacionadas, associadas às capacidades e que os próprios recursos naturais e edificados sejam capazes de criar um ambiente de acolhimento aos visitantes e que esses se sintam “confortáveis” quando usufruem de um cenário e uma cultura diferentes do habitual.

Kleidir Gonçalves analisou também o impacto que as festividades religiosas no Paul têm vindo a ganhar em viagens turísticas internas e externas de pessoas que visitam o concelho, daí sustentar que durante os três dias de festividades no Paul há um “impacto substancial” na economia local e na convivência com os visitantes.

Além da cerimónia religiosa com a missa solene da Páscoa, que acontece no domingo, 21 de Abril, haverá uma serie de actividades que visam “valorizar e promover a cultura e economia local”.

Do programa consta quebra de coco, “que caiu em desuso” e que pretendem recuperar, feira tradicional de produtos e serviços e a procissão da Páscoa. Estão previstas ainda conversas abertas sobre diferentes temas, como cultura, desporto e empreendedorismo, comércio e a vida socioeconómica do Paul, com palestrantes de outras latitudes.

Tudo, concretizou Kleidir Gonçalves, para uma troca de experiências e vivências do antigamente e perspectivar o desenvolvimento do Paul.

Prova de atletismo, com a realização da edição do “Trail Ranning” e passagem pelos caminhos vicinais nos pontos “mais atraentes” do Paul, desfile tradicional com carro alegórico, noite de artistas, com bandas musicais nacionais e internacionais, são outras atracções definidas para este projecto “Séb é Páscoa ne Paul”, agendado para o fim-de-semana de Páscoa, dias 19, 20 e 21 de Abril, na cidade das Pombas, no Paul.

VD/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos