Programa Poser já gerou 3.435 empregos e beneficiado 21.878 pessoas do mundo rural – Governo

Cidade da Praia, 25 Mai (Inforpress) – O Programa de Promoção de Oportunidades Socioeconómicos Rurais (Poser) já gerou 3.435 empregos e beneficiou 21.878 pessoas, sendo 2.431 em 55 territórios rurais das sete ilhas onde se encontra implementada.

Estes dados foram apresentados hoje, na Cidade da Praia, pelo Ministério da Agricultura, no âmbito da visita a Cabo Verde de uma equipa da Fundo de Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), chefiada pela sua vice-presidente, Jyotsna Puri, com a missão de fazer seguimento e avaliação dos projetos implementados pelo Poser.

Os dados indicam ainda que houve um aumento da produção agrícola em 518 hectares, maior resiliência alimentar e nutricional nas comunidades rurais pobres e com   benefícios directos em 33 por cento (%) das famílias.

O   reforço   na utilização de energia fotovoltaica em áreas rurais para a mobilização de águas, a criação da empresa Água de   Rega, e a contribuição para a transição energética e mitigação da emissão de gases de efeito de estufa são outros resultados conseguidos pelo Poser.

Em relação aos impactos, aponta para o aumento da segurança hídrica e alimentar das comunidades rurais com o fornecimento regular e sustentável de água para mais de 40 territórios rurais em sete ilhas.

O Poser conseguiu   ainda o aumento da inclusão social e reforço da resiliência económica de 3.434 chefes de família do meio rural, por meio de empregos nas áreas de conservação dos solos, água, agricultura, pecuária e pesca.

Destaque ainda para   o aumento da produção agropecuária, da produtividade da renda dos agricultores locais, maior utilização da energia renovável, com a fotovoltaica, por forma a contribuir para a transição energética.

No entanto, ao presidir a cerimónia de apresentação dos resultados, o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, depois de enaltecer a importância deste programa no combate à pobreza, considerou que é preciso “ampliar os impactos dos resultados conseguidos”.

“Este   programa está bem integrado para atingirmos o objectivo de reduzir a pobreza absoluta de 28 % para 20 % em 2026, e eliminar a pobreza extrema, também em 2026”, apontou Ulisses Correia e Silva, ressaltando a “energia das mulheres” neste processo.

“É preciso amplificar os impactos, se hoje estamos a atingir mil ou dois famílias temos que chegar a dez mil ou 30 mil para se alterar o quadro da situação   e para que as pessoas começarem a mudar a percepção, mesmo da banca, relativamente a esse sector”, reforçou.

O Poser é financiado pelo Governo de Cabo Verde, o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e o Fundo Fiduciário Espanhol (FFE), no valor de 36 milhões de dólares.

O objectivo de desenvolvimento do Poser é aumentar o rendimento das famílias agrícolas e das comunidades pesqueiras de forma resiliente às mudanças climáticas, pela via de empregos gerados, melhorando as condições de bem-estar das populações pobres das regiões de intervenção do programa.

É destinado às mulheres, sobretudo mulheres chefes de família, jovens desempregados das comunidades rurais e indivíduos e famílias identificadas pelas comunidades, tendo por base os critérios de vulnerabilidade.

OM/AA

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos