Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Programa de mitigação do mau ano agrícola já em implementação em todas as ilhas – directora (c/áudio)

Cidade da Praia, 10 Jan (Inforpress) – A directora geral da Agricultura, Silvicultura e Pecuária garantiu hoje que o programa de mitigação dos efeitos do mau ano agrícola, aprovado pelo Governo em Outubro de 2021, já está a ser implementado conforme o previsto.  

Eneida Rodrigues deu esta garantia à Inforpress, referindo que o plano é uma continuidade, tendo em conta que, “infelizmente”, desde 2017, o País tem enfrentado a falta de chuva e seca, situação que o Governo tem estado a “driblar” através da implementação de vários programas de mitigação dos efeitos do mau ano agrícola.  

“O programa que visa o reforço da resiliência e melhorar a vida dos agricultores e criadores no meio rural tem estado a ser implementado, juntamente com outros programas do Ministério da Agricultura e Ambiente”, assegurou a responsável.  

Segundo ela, para além do financiamento através do fundo de emergência, o programa é complementado com outros projectos já em curso e outros que estão a começar, nomeadamente no âmbito do Programa de Promoção de Oportunidades Socioeconómicas Rurais (POSER) e da Agência Nacional de Água e Saneamento (ANAS).  

A directora-geral da Agricultura Silvicultura e Pecuária exemplificou com alguns projectos, sobretudo na área de mobilização de água e a instalação do sistema gota-a-gota, com o objectivo de economizar água, projecto que já estava em curso e que foi prorrogado até Dezembro deste ano.  

“Não é só a mobilização de água, porque também fazemos todo o trabalho para a gestão de água, instalando os painéis solares para diminuir o custo da água na agricultura e pecuária”, sublinhou Eneida Rodrigues, acrescentando que os contratos de programas com os municípios “já estão assinados e homologados” conforme o previsto.  

O programa de mitigação dos efeitos do mau ano agrícola, aprovado pelo Governo no montante de 170 mil contos, inclui medidas de reforço à manutenção da actividade produtiva a nível da pecuária e da agricultura, à mobilização e gestão da água e ao apoio ao rendimento das famílias mais afectadas, através do emprego público nas localidades.  

DR/AA 

Inforpress/Fim 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos