Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Programa de Governo destaca conjunto de investimentos para potenciar o Sistema Nacional de Saúde

Cidade da Praia, 13 Jun (Inforpress) – O Programa de Governo para a décima legislatura apresenta um conjunto de investimentos que visam potenciar o Sistema Nacional de Saúde (SNS), assim como cumprir o plano de vacinação contra a covid-19 no País.

Conforme consta no programa, o Governo refere que vai continuar a combater a covid-19, através de medidas de protecção sanitária, da comunicação e da fiscalização e através da massificação da vacinação.

Trata-se de “um combate determinante” para a retoma e o relançamento sustentável da economia e da vida social do País, cujo plano de vacinação está em curso e deverá assegurar a vacinação de 70 por cento (%) da população até final de 2021.

No novo mandato que agora se inicia, um conjunto de infra-estruturas de saúde em curso serão concretizadas, nomeadamente o Centro de Saúde de Ribeira das Patas (Santo Antão), o bloco Ambulatorial do Hospital Batista de Sousa, e o Centro de Terapia Ocupacional Ribeira da Vinha, ambas em São Vicente.

Na mesma linha, será materializada a sede do Instituto de Saúde Pública, na Cidade da Praia, assim como a construção de um Sistema de Informação Sanitária, incluindo a receita electrónica e o cartão de saúde do cidadão, com co-financiamento do Banco Mundial.

“O Governo criará o Instituto de Sangue e Transplantação para garantir a cada doente, em todo o território nacional, a melhor forma de tratamento, qualidade e segurança desde a colheita, processamento, armazenamento e distribuição de todos os produtos biológicos”, pode-se ler no documento.

O programa destaca também a institucionalização do médico e enfermeiro de família na rede de cuidados de saúde primários e implementará o conceito de saúde familiar com a constituição de equipa pluridisciplinar para atendimento à família; alargará e reforçará também a cobertura nacional psiquiátrica e da saúde mental na rede dos cuidados primários do país.

O Governo promete mobilizar o investimento nacional, estrangeiro e da diáspora para desenvolver serviços de turismo de saúde e bem-estar, a indústria farmacêutica e centro de assemblagem e manutenção de equipamento de saúde, numa lógica de prestação de serviços internacionais e regionais de saúde.

Garante ainda que vai se proceder à criação de um corpo activo de investigadores em saúde com estatuto próprio para fomentar o desenvolvimento da investigação em saúde no País, baseado nos principais desafios do Sistema Nacional de Saúde e apoiar no desenvolvimento de melhores políticas de saúde.

HR/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos