Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Programa de concertos Natal em Lisboa inclui homenagem a Cesária Évora no Coliseu

Lisboa, 25 Nov (Inforpress) – O Coliseu de Lisboa acolhe em Dezembro uma homenagem à cantora cabo-verdiana Cesária Évora, no âmbito do programa Natal em Lisboa, que inclui espectáculos de Rão Kyao, Teresa Salgueiro e Gospel Collective, alguns com uma vertente solidária.

O programa Natal em Lisboa, uma iniciativa da Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC) da Câmara Municipal de Lisboa, tem este ano uma programação “eclética: do cancioneiro tradicional português às mornas cabo-verdianas, numa homenagem única a Cesária Évora”.

“A programação mantém-se de entrada livre, mas este ano haverá, em alguns dos concertos, recolha de alimentos a favor da União Audiovisual”, lê-se num comunicado hoje divulgado pela EGEAC.

O programa inicia-se em 04 de Dezembro, na Igreja de Nossa Senhora da Graça, com o Gospel Collective, que irá “revisitar alguns dos espirituais negros mais conhecidos, lembrando a diáspora e a esperança guardada na fé durante o período da escravatura”, numa actuação em que “não faltarão também hinos natalícios bem conhecidos”.

No dia 10 de Dezembro, o Coliseu dos Recreios será palco de “Sodade – Homenagem a Cesária Évora”, “que assinala duas datas de histórico simbolismo: a do nascimento de Cesária Évora (faria 80 anos a 27 de Agosto) e a da sua partida, há 10 anos, no dia 17 de Dezembro de 2011”.

O concerto irá juntar “músicos de vários países e diferentes cantores, que trazem à memória a Diva dos Pés Descalços, num repertório que levou Cabo Verde e a lusofonia aos quatro cantos do mundo e que permanece na memória colectiva, podendo resumir-se numa palavra: ‘sodade’”.

No dia 11 de Dezembro, diferentes gerações do Coro de Câmara Lisboa Cantat e orquestra, dirigida pelo maestro Cesário Costa, juntam-se na Igreja do Sagrado Coração de Jesus para interpretar canções tradicionais portuguesas de Natal, da autoria de Lopes-Graça, Sampayo Ribeiro e Eurico Carrapatoso, mas também “obras orquestrais” de compositores italianos barrocos, entre os quais Corelli, Manfredini e Torelli.

Para 17 de Dezembro está marcada a actuação, no Museu de Lisboa – Palácio Pimenta, do Ensemble Dan Luz Al Sol, constituído por quatro vozes solistas e vários instrumentos de percussão e corda dedilhada, que irá interpretar “repertórios natalícios populares na Península Ibérica e nas suas colónias, nos séculos XVI e XVII”.

No dia 18, o auditório do Templo Radha Krishna, da Comunidade Hindu de Portugal, será palco de uma Homenagem a Gandhi, pelo músico Rão Kyao, que editou em Maio o álbum “Gandhi – Um Português Homenageia Gandhi”, inspirado no ideário do pacifista Mohandas Karamchand Gandhi (1869-1948), que lutou pela independência da Índia.

O programa Natal em Lisboa deste ano encerra no Cinema São Jorge, no dia 19 de Dezembro, com um espectáculo da cantora Teresa Salgueiro.

Segundo a EGEAC, será “um concerto de Natal diferente por uma das vozes mais emblemáticas da música portuguesa”.

Nos espectáculos de homenagem a Cesária Évora e de Teresa Salgueiro, a entrada é livre “mediante donativo de bens alimentares não perecíveis e produtos de higiene, a favor da União Audiovisual”.

O facto de o sector cultural ter sido “muito impactado pela crise económica” levou a EGEAC a decidir “reverter alguns dos concertos a favor da União Audiovisual, uma associação que se criou espontaneamente durante a pandemia, que alimentou, e alimenta ainda, muitos artistas e famílias”, referiu a presidente da EGEAC, Joana Gomes Cardoso, à Lusa.

Mais informações sobre o programa Natal em Lisboa podem ser encontradas ‘online’.

Inforpress/Lusa

Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos