Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Professor Wlodzimierz Szymaniak defende que a literatura cabo-verdiana atravessa um “bom momento”

Cidade da Praia, 08 Fev (Inforpress) – O professor e reitor da Universidade Jean Piaget, Wlodzimierz Szymaniak, defendeu hoje que a literatura cabo-verdiana atravessa um bom momento, apontando que anualmente vários livros têm sido publicados no país.

Wlodzimierz Szymaniak fez esta considerarão à Inforpress, à margem do lançamento do 4º número da revista “Leitura”, que aconteceu na Livraria Pedro Cardoso, na Cidade da Praia.

Conforme explicou, a leitura em Cabo Verde tem aumentado, destacando o aumento de publicações literárias anualmente verificadas no país.

Realçou que um grande exemplo do “bom momento” da literatura cabo-verdiana é o recente prémio Camões, que Germano Almeida acabou por vencer.

“Na verdade, o modelo de leitura mudou , podemos ler um livro electrónico”, disse, indicando que a vantagem do livro de papel é que não se precisa de nenhum dispositivo e nenhum suporte tecnológico para aceder aos textos.

Para o professor, a literatura é um labirinto, onde há vários livros de várias áreas e, ao final, “sempre se encontra um fio que une vários géneros e vários autores literários, tudo relacionado com Cabo Verde”.

Nesta quarta edição, a revista traz como destaque principal uma entrevista com o poeta e prémio Camões 2009, Arménio Vieira, e pode-se ler ainda notícias sobre o mundo da literatura, resenha crítica da obra “A ponte de Kayetona”, de Eurydice Monteiro.

Na senda de dar oportunidade aos jovens talentos, a revista apresenta o escritor mirim Pedro Gabriel Sousa, que escreve sobre “Ti Júlia”, uma continuação, a partir de “A Ilha Fantástica”, de Germano Almeida.

O primeiro número foi apresentado em Abril deste ano, e a revista, que é publicada de três em três meses, tem como objectivo promover o livro e incentivar a leitura e os jovens escritores a publicar as suas escritas.

HR/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos