Produto Interno Bruto em Cabo Verde aumentou 3,6% em volume no primeiro trimestre de 2017 – INE

 

Cidade da Praia, 30 Jun (Inforpress) – O Produto Interno Bruto (PIB) em Cabo Verde registou, no primeiro trimestre de 2017, em termos homólogos, um aumento de 3,6% em volume, segundo dados hoje divulgados, na Cidade da Praia, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com o director do departamento das Contas Nacionais, João de Pina Cardoso, esta evolução deve-se, sobretudo ao crescimento registado nas actividades de indústria transformadora, comércio, alojamento e restauração e impostos líquidos de subsídios.

Em relação às contribuições parciais dos ramos de actividades no crescimento do PIB (variação homóloga), as contribuições positivas mais expressivas ocorreram nas actividades de indústria transformadora, comércio, alojamento e restauração e impostos líquidos de subsídios.

Por outro lado, as contribuições negativas mais significativas foram registadas nas actividades de agricultura e construção civil.

Durante a apresentação dos dados das Contas Nacionais, João de Pina Cardoso, informou igualmente que, de acordo com a política de revisão das contas trimestrais, após a publicação dos resultados definitivos das contas Nacionais Anuais de 2016, as estimativas do I, II, III e IV trimestre de 2016 foram revistas.

Segundo João de Pina Cardoso com esta revisão a taxa de crescimento prevista para o ano de 2016 passou de 3,9% para 3,8%.

Para estimação das Consta Nacionais Trimestrais (CNT) o INE utiliza o método Denton que permite obter estimativas trimestrais de cada agregado, conforme a evolução do indicador selecionado aquando do processo de trimestralização.

O aplicativo utilizado é o suplemento Excel desenvolvido pelo fundo Monetário Internacional, XLPBM.

JL/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos