Produto Interno Bruto em Cabo Verde aumentou 3,1% em termos homólogos – INE

 

Cidade da Praia, 29 Set (Inforpress) – O Produto Interno Bruto (PIB) registou uma variação homóloga de 3,1 por cento (%), em termos reais, no 2º trimestre de 2017, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com o INE, no 2º trimestre de 2017 o PIB registou uma variação homóloga de 3,1%, em termos reais, taxa inferior em 0,9 pontos percentuais (p.p.) à verificada no primeiro trimestre de 2017.

O abrandamento do crescimento do PIB no 2º trimestre resultou da desaceleração das despesas do consumo final e do aumento das importações de bens e serviços, confirmou o INE.

O consumo final registou uma variação homóloga de 6,0% no 2º trimestre de 2017 (7,5% no trimestre anterior).

Em relação ao consumo privado registou-se uma variação homóloga de 11,5%, em termos reais, o que se traduziu numa aceleração face ao crescimento de 7,5% observado no 1º trimestre.

O consumo público apresentou uma taxa de variação homóloga de -11,7% (variação 7,5% no trimestre anterior).

O investimento, em termos homólogos, teve uma variação positiva, de 22,7% em volume no 2º trimestre de 2017 (variação 15.6% no trimestre anterior), revelou o inquérito.

As exportações de bens e serviços em volume registaram no 2º trimestre, uma variação homóloga de -5,2%, com ambas as componentes (bens e serviços) a contribuírem negativamente.

Segundo os dados do comércio externo, as exportações de bens diminuíram, 10,8%, em relação ao período homólogo.

Por outro lado, os dados das exportações de serviços, segundo a balança de pagamentos, apresentaram uma variação homóloga de -1,2% no 2º trimestre de 2017.

As importações de bens e serviços, em volume, aumentaram 15,0% em termos homólogos, com ambas as componentes (bens e serviços) a contribuírem positivamente.

Com base nos dados do comércio externo, as importações de bens tiveram uma evolução positiva de 18,1% no 2º trimestre de 2017, quando comparado com o período homólogo.

Relativamente às importações de serviços, os dados apresentaram um aumento de 12,1% no 2º trimestre de 2017, segundo as estatísticas da balança de pagamentos.

O Valor Acrescentado Bruto (VAB) a preços de base registou, no 2º trimestre, um crescimento homólogo de 2,4% em termos reais, menos 0,9 p.p. que no trimestre anterior.

O instituto confirmou também que o VAB do ramo agricultura diminuiu 21,3% no 2º trimestre de 2017, contribuindo, negativamente, em 1,9 p.p na variação total do crescimento do PIB.

Quanto ao VAB do ramo da indústria registou-se um aumento de 11,0% (19,7% no 1º trimestre de 2017), contribuindo com 0,9 p.p. para a variação total do crescimento do PIB.

No VAB do ramo da construção, verificou-se uma diminuição de 13,4% no 2º trimestre, tendo uma contribuição negativa de 1,7 p.p na variação total do crescimento do PIB e no de comércio apresentou-se um aumento, em termos reais, menos intenso no 2º trimestre, com uma variação homóloga de 3,0% (9,4% no trimestre anterior), traduzindo-se num contributo para a variação homóloga do PIB em 0,3 p.p..

Os dados do INE confirmaram igualmente que o VAB dos ramos de transporte, alojamento e restauração aumentaram-se, em termos reais, 11,6% e 14,8%, no 2º trimestre, (contribuição de 1,0 p.p e 0,8 p.p, respectivamente).

O inquérito revelou ainda que o VAB do ramo da administração pública, registou um aumento de 6,8% no 2º trimestre (0,9% no 1º trimestre 2017), contribuindo em 1,3 p.p na variação total do crescimento do PIB.

Por sua vez, os impostos líquidos de subsídios sobre os produtos, em termos reais, apresentaram um crescimento homólogo de 8,5% no 2º trimestre, contribuindo em 1,7 p.p na variação total do crescimento do PIB.

No acumulado dos dois primeiros trimestres (1º semestre 2017), o crescimento é bem evidente, destacando as actividades da indústria transformadora, electricidade e água, comércio, transporte, alojamento e restauração, serviços financeiros e seguros e também dos impostos líquidos dos subsídios sobre os produtos.

JL/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos