Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Produção na construção civil aumentou em 5,9%, no 3º trimestre de 2017

 

Porto Novo, 16 Dez (Inforpress) – A produção na construção civil aumentou em 5,9%, em Cabo Verde, no terceiro trimestre de 2017, valor inferior em 4,7 pontos percentuais, face ao registo no trimestre anterior, revela o Instituto Nacional da Estatística (INE).

Numa publicação a que a Inforpress teve acesso, o INE explica ainda que a taxa de variação homóloga do índice de produção na construção civil fixou-se em 5,1% , no terceiro trimestre de 2017, valor inferior, em 8,9%, face ao mesmo período em 2016.

No terceiro trimestre de 2017, o aumento da produção na construção civil foi justificado com o aumento da produção de “materiais de base”, como o cimento e o ferro, mas também de materiais de pintura (tinta de água, tinta de óleo e massa de barracão).

Foram esses os grupos de materiais que contribuíram para o aumento da produção na construção civil no país durante o período em causa, acréscimo, entretanto, atenuado pela “descida” verificada nos materiais de revestimento (mosaico, mármore e granito) que impediu que esse aumento fosse maior, segundo uma nota do INE.

O índice de produção dos materiais de base fixou-se, no terceiro trimestre deste ano, em 85%, registando-se um aumento de 5,8% relativamente ao trimestre anterior, enquanto que o índice de produção dos materiais de revestimento situou-se em cerca de 118%, registando-se um decréscimo de 3,8%, relativamente ao segundo trimestre.

Em termos homólogos, o aumento de produção de maior relevância foi registado nos grupos de materiais de electricidade (28,1%), instalação e canalização sanitária (25,9%) e esquadria (alumínio), em 25,5%.

O aumento de menor relevância ocorreu na produção de materiais de revestimento (0.3%).

Ainda no período em análise, o índice de produção dos materiais de pintura fixou-se em 216,4%, tendo conhecido um aumento de 15,2%, em relação ao trimestre homólogo.

A produção dos materiais de base fixou-se em 85%, com um acréscimo de 3,7%, quanto ao trimestre homólogo.

O Inquérito sobre o índice de produção na construção civil (IPCC) é uma investigação estatística periódica que se realiza com o propósito de avaliar e analisar a evolução das principais variáveis económicas das empresas que se dedicam a actividades de construção.

JM/JMV

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos