Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Processo de candidatura ao programa de capacitação para certificação de empresas em SGQ aberto até início de 2018 – CCB

 

Cidade da Praia, 07 Dez (Inforpress) – O processo de candidatura ao programa de capacitação para certificação de empresas em Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), na região de Barlavento está aberto até início de 2018, informou hoje a Câmara de Comércio de Barlavento (CCB).

Em declarações à Inforpress, o secretário-geral da CCB, Adriano Cruz, disse que a candidatura está aberta a qualquer empresa com ligação directa ou indirecta ao turismo nacional, fornecedora da cadeia hoteleira, da restauração e serviços de “catering”, do “ship chandler”, entre outros.

A candidatura está aberta igualmente a qualquer especialista com potencial para a carreira de auditor e/ou consultor de SGQ poder candidatar-se ao programa, informou o secretário-geral da CCB.

“É um programa importante porque um dos problemas frequentemente apontados como handicap do acesso ao mercado do turismo cabo-verdiano tem a ver com a demonstração de qualidade por parte dos fornecedores nacionais”, sublinhou Adriano Cruz.

Este programa que permitirá a várias empresas da região de Barlavento a certificação em qualquer um dos Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), “é o caminho mais directo para assegurar a competitividade num mercado cada vez mais concorrido”, salientou a mesma fonte.

Cerca de um milhão de escudos cabo-verdianos é “o valor desagregado” que será investido pelo Estado de Cabo Verde em cada uma das empresas seleccionadas, através do “Projecto de Competitividade para o Desenvolvimento do Turismo”, informou.

O programa é financiado pelo Banco Mundial e cofinanciado pelo “Projecto de Competitividade para o Desenvolvimento do Turismo”, coordenado pela Unidade de Gestão de Projectos Especiais.

O projecto tem a duração de nove meses, findos os quais as empresas estarão preparadas para a certificação, segundo as respectivas normas, disse Adriano Cruz.

A divulgação, selecção e imersão no programa (selecção das empresas, ateliês de imersão no programa); Formação de consultores/auditores são as várias fases do programa.

Do programa constam ainda as fases de introdução ao Sistema de Gestão, de acordo com os referenciais; Preparação das empresas para implementação do SG; Acompanhamento da auditoria externa e certificação.

Os critérios de selecção das candidaturas são as caraterísticas da empresa: Ramo de actividade (indústria, ambiente, logística, saúde, entre outros) e capacidade técnica e financeira para implementar o SGQ.

“Existem um total de 16 vagas para as empresas em cada uma das regiões, pelo que o critério “prazo é importante”, sublinhou a CCB.

JL/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos