Search
Generic filters
Filter by Categories
Ambiente
Cooperação
Cultura
Economia
Internacional
Desporto
Politica
Sociedade

Problemática da imigração tem que estar concertada com políticas do desenvolvimento central e local – directora-geral

 

Cidade da Praia, 15 Jun (Inforpress) –  A diretora-geral da Imigração, Carmem Furtado, disse hoje, na Cidade da Praia, que a problemática da imigração tem que estar concertada com políticas do desenvolvimento central e local.

Em declarações à imprensa, à margem do seminário sobre a imigração e integração social dos imigrantes a nível local, que acontece durante dois dias na Cidade da Praia, Carmem Furtado  adiantou que esta iniciativa conta com o apoio das diferentes estruturas do Ministério e das  câmaras municipais.

“O Seminário se insere dentro de um projecto de reforço da gestão da imigração e da integração social dos imigrantes a nível municipal e que prevê três vertentes principais”,  precisou a responsável.

De dentre essas vertentes apontou que o primeiro tem que ver com o reforço das capacidades, através de formações com as estruturas ou departamento das câmaras municipais que trabalham com a população estrangeira e imigrantes em cada concelho ou ilha.

Uma segunda vertente, conforme esclareceu, tem que ver com a elaboração de manuais de procedimentos para estruturar o funcionamento desses gabinetes de apoio e facilitar a coordenação com a Direcção-geral da Imigração.

Acrescentou ainda que a última fase desse projecto abarca a elaboração de planos municipais de integração social de imigrantes em concelhos que, de alguma forma, identificaram esta prioridade como essencial para o desenvolvimento local.

Este seminário, constitui uma das primeiras actividades do Projecto de Reforço da Gestão da Imigração e Integração dos Imigrantes a nível municipal.

Este projecto é desenvolvido com a assistência técnica do Centro Internacional para o Desenvolvimento de Políticas Migratórias, através da iniciativa MIEUX (Migration European Expertise), financiado pela União Europeia.

OM/ZS

Inforpres/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos