Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Primeiro-ministro saúda e presta homenagem às mulheres enfermeiras pelo contributo dado na luta contra a covid-19

Cidade da Praia, 08 Mar (Inforpress) – O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, saudou hoje as mulheres enfermeiras e homenageou a todas estas profissionais da saúde, no País e no mundo, pelo desempenho da “nobre missão” evidenciada “de forma muito particular” no combate à covid-19.

Ulisses Correia discursava durante um encontro com as mulheres profissionais de Saúde, com destaque para as enfermeiras, promovido pelo Governo de Cabo Verde, em parceria com o Instituto Nacional de Saúde Pública, para assinalar o Dia Internacional da Mulher, que se comemora hoje, 08 de Março.

“Eu gostaria de, em primeiro lugar, saudar o dia 8 de Março, o Dia Internacional da Mulher, e, através de vós as enfermeiras que estão aqui representadas, saudar todas as mulheres cabo-verdianas e do mundo”, começou por dizer.

Prosseguindo, o primeiro-ministro saudou, de forma particular, as enfermeiras, agradecendo o convite para partilhar com as profissionais de saúde este dia e este momento.

“Este de facto é um momento para homenagear todas as enfermeiras, de Cabo Verde e do mundo, por reconhecimento da vossa nobre missão evidenciada de forma muito particular neste combate à pandemia da covid-19”, acrescentou.

Ainda no seu discurso, o primeiro-ministro falou da prontidão do espírito de sacrifício, da abnegação e entrega da missão insubstituível do serviço público.

“Embora em 2018 Cabo Verde adoptou um plano nacional de cuidados, criamos assim um novo figurino, uma nova profissão que com a pandemia serviu muito bem para cuidar de idosos, crianças, famílias com dependentes, pessoas com deficiências”, prosseguiu Ulisses Correia, salientando que a transversalidade da abordagem de género da igualdade e da equidade do género das políticas públicas em Cabo Verde é uma realidade.

O primeiro-ministro referiu também que ainda se está no combate à covid-19 e que brevemente haverá a chegada da vacina em Cabo Verde, o que, no seu ponto de vista, será uma porta de esperança para a retoma da vida normal.

“Mas será também momento de continuarmos com o mesmo sentido de responsabilidade de combate com o vírus que não pode ter tréguas na sua luta e no seu combate e será também um bom momento para mais uma vez assinalarmos todos o desempenho e todo o trabalho que os profissionais da saúde tem estado a fazer aqui em Cabo Verde”, ressaltou.

Ulisses Correia salientou ainda a “forma particular” como as mulheres, as médicas, as enfermeiras, as técnicas e o pessoal auxiliar têm estado na frente deste combate.

“Considerem este dia como um dia em que todas as enfermeiras de Cabo Verde são condecoradas por razões que são de merecimentos e de conhecimento social e político, relativamente ao trabalho que vêm fazendo e dar-vos cada vez mais força para continuar a fazer um, bom trabalho”, finalizou Ulisses Correia desejando um Feliz Dia das Mulheres para todas as presentes no evento.

GSF/JMV
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos