Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Primeiro-ministro representa Cabo Verde nas cerimónias fúnebres de Jorge Sampaio

Cidade da Praia, 11 Set (Inforpress)  – O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, desloca-se hoje a Portugal para representar o País nas cerimónias fúnebres de Estado do antigo presidente da República Portuguesa, Jorge Sampaio, falecido sexta-feira, 10, em Lisboa.

A sessão evocativa de Jorge Sampaio realiza-se hoje as 11:00 de Portugal (10:00 de Cabo Verde), no Mosteiro dos Jerónimos.

A anteceder a sua deslocação a Portugal, o chefe do Governo endereçou uma carta de condolências ao governo português pelo desaparecimento físico de Jorge Sampaio, manifestando o seu “profundo pesar” com que tomou conhecimento do falecimento do antigo Presidente da República portuguesa.

 O primeiro-ministro lembra Jorge Sampaio como “um homem de princípios, uma figura incontornável da consolidação da democracia portuguesa, reconhecido pelo seu percurso democrático e pela sua capacidade de luta contra a ditadura e de luta pelas causas da democracia, da defesa dos direitos humanos e na promoção da dignidade dos refugiados”.

De acordo com a nota informativa do Governo enviada à Inforpress, Correia e Silva realçou que “Jorge Fernando Branco de Sampaio era uma pessoa tolerante, responsável e coerente que enquanto jovem advogado, defendeu prisioneiros políticos nos anos da ditadura”,

Na missiva, ainda de acordo com a fonte, o primeiro-ministro  expressa “as mais sentidas condolências” e transmite em seu nome e em nome do Governo de Cabo Verde, “a solidariedade nesta hora de grande tristeza ao Governo do Estado de Portugal, pelo falecimento de Jorge Sampaio”.

O antigo Presidente da República de Portugal Jorge Sampaio morreu na sexta-feira, 10,  aos 81 anos.

SR/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos