Primeiro-ministro reforça compromisso do Governo em garantir a segurança aos cidadãos

 

Cidade da Praia, 15 Nov (Inforpress) – O primeiro-ministro reforçou hoje o compromisso do Governo em trabalhar para garantir a segurança aos cidadãos, através de investimentos, não só na Polícia Nacional como também em outras forças e instituições de segurança do país.

Ulisses Correia e Silva deu essa garantiu ao presidir ao acto central das comemorações do 147º aniversário da Polícia Nacional (PN), acompanhado do ministro da Administração Interna, Paulo Rocha, que teve lugar no Auditório Nacional na Cidade da Praia e que serviu de mote para condecorar, com medalha de mérito do primeiro grau, a instituição Polícia Nacional.

O chefe do Executivo explicou que a condecoração da PN pelo Governo é justificada pela interpretação do “sentimento dos cabo-verdianos”, que acreditam na instituição, assim como pela “missão e causas insubstituíveis” que a mesma desempenha em Cabo Verde, sem esquecer o “esforço meritório” que tem vindo a realizar durante os 147 anos da sua existência, garantindo a segurança de pessoas e bens no país.

“Gostaria de reforçar o nosso compromisso com a função mais nobre que um país deve garantir aos cidadãos, que é a segurança, em toda a sua dimensão”, frisou o primeiro-ministro, reiterando que o Governo vai continuar a investir e “criar todas as condições” para que todas as forças e instituições de segurança em Cabo Verde tenham uma “grande convergência” em tornar o país “cada vez mais seguro”.

No quadro das competências, de separação dos poderes e da independência dos órgãos da justiça, o primeiro-ministro considerou que é preciso convergir para dar um combate “muito forte à impunidade”, porque, sustentou, a “noção de impunidade, cria intranquilidade e relações de falta de confiança” dos cidadãos com as instituições.

“Todo o sistema tem que convergir para que o esforço de prevenção e de combate que se faz, seja um esforço de que os casos que tiverem que ser levados ao tribunal ou investigados, possam ser consequentes”, defendeu, recordando que é neste sentido que se está a investir “fortemente” na administração da justiça.

Por seu turno, o ministro da Administração Interna sublinhou que há pouco mais de um ano foi assumido o compromisso de “inverter a percepção” de que o país estava a “perder a batalha” por uma sociedade “mais justa e mais segura”, sendo que para tal, foi priorizado os investimentos, a revisão da abordagem da actuação da polícia, aprovada a grelha salarial e promovido cerca de 520 efectivos.

“A constatação de uma gradual redução de ocorrências criminais faz-nos crer que a actuação da PN responde às expectativas da sociedade e ao que lhes é exigido”, ressaltou Paulo Rocha, notando que a Polícia Nacional é hoje “merecedora da confiança e do orgulho” dos cabo-verdianos, sendo que a meta é continuar a estabilizar e começar a diminuir a criminalidade.

A prioridade, conforme o governante, é a segurança urbana com todas as suas valências, que é aquela que “mais afecta os cidadãos e mais restringe a liberdade das pessoas” no seu dia-a-dia, sem descurar da criminalidade organizada e transnacional, nomeadamente o tráfico de drogas.

Neste momento estão em formação 120 efectivos, mas o ministro sabe que o impacto “nunca é dos 120”, visto que saem mais 50 ou 60, por diferentes razões, como aposentação, esclarecendo que a Polícia Nacional é uma instituição com mais de 1.800 efectivos e que muitos têm que ir para a reforma, anualmente.

Presentes na cerimónia das comemorações do 147º aniversário da PN o presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), o ministro da Presidência do Conselho de Ministros, os líderes das bancadas parlamentares e os deputados nacionais e municipais.

O procurador-geral da República, o director nacional da PN, o chefe do Estado Maior das Forças Armadas, os presidentes das câmaras municipais, as autoridades civis, políticas e religiosas, os membros do corpo diplomático e oficiais da PN também marcaram presença na referida cerimónia.

DR/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos